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peças & acessórios
Brembo se expande e ajuda a legalizar carros turbinados
Marca que equipa Ferrari e Porsche será vendida em lojas da Cofap; turbo exige freios mais eficientes
DA REPORTAGEM LOCAL
A Magneti Marelli e a Brembo fecharam um acordo para
distribuir componentes importados de freios para carros de
luxo, além de kits de alta performance para melhorar o desempenho na frenagem.
A Brembo é conhecida por
equipar os carros de Fórmula 1
e 100% de Ferrari e Porsche
que saem da linha de produção.
Agora, com o acordo, a marca
quer aproveitar a rede de distribuição da Cofap, que pertence à
Magneti Marelli, para alavancar as vendas no Brasil.
Há mercado? Sim, diz o presidente da Brembo do Brasil,
Gianfranco Panizzoli. "O mercado de luxo é abastecido por
importadores independentes."
Algumas lojas da Cofap já receberam os primeiros kits para
carros originais, mas ainda não
dispõem de seus preços. "Em
60 dias, vamos começar a distribuir a linha de alta performance para carros de rua comuns", afirma Eliana Giannoccaro, diretora-presidente da
Magneti Marelli Cofap.
Isso pode beneficiar os que
instalam turbocompressores
no motor do automóvel. Por lei,
quando o propulsor ganha mais
potência, é preciso melhorar a
eficiência de frenagem.
Essa modificação permite
que órgãos de inspeção credenciados pelo Inmetro (Instituto
Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) aprovem o motor. Assim,
o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) dá o título de
carro "modificado".
"Quando turbinei meu Astra,
coloquei discos e pastilhas de
freio maiores, vendidos nas revendas da Opel [marca da GM]
na Alemanha", conta o comissário de bordo Felipe Guimarães, 28. Ele diz que, apesar de o
pedal de freio ter ficado um
pouco mais duro, o carro hoje
freia em um espaço menor.
Outro recurso, menos freqüente, é substituir os tambores traseiros por freios a disco,
que resistem mais à fadiga -o
freio esquenta e perde eficiência. Eles são mais precisos.
O estudante Elias da Silva Junior, 23, pôs discos e pastilhas
traseiros de Gol GTi 16V em sua
Saveiro. Apesar de ambos serem da Volkswagen, acha "que
não deu muito certo". "Quando
freio com força, as rodas traseiras travam, e as dianteiras, não.
A picape acaba "rebolando" de
traseira e quase roda."
ABS
Silva Junior conta que até
pensou em adaptar freios com
ABS (antitravamento). "Tecnicamente é possível instalar,
mas é inviável economicamente. Se a pessoa faz questão dele,
é melhor e mais barato comprá-lo de fábrica", explica Sérgio Pinto, chefe do centro de
treinamento da Bosch.
A marca é uma das principais
fabricantes de freios com ABS
no país e tem feito campanhas
para aumentar o percentual de
carros originais com ele -hoje,
11% dos veículos novos têm o
sistema. Isso, em economia de
escala, reduziria o preço.
Coincidência ou não, a
Volkswagen e a Fiat lançaram
pacotes promocionais para Polo, Golf, Stilo, Idea, Punto e família Palio zero-quilômetro.
Equipá-los com ABS e airbag
duplo custa cerca de R$ 2.900.
Instalado, só o ABS sairia por
R$ 4.000.
(FABIANO SEVERO)
ONDE ENCONTRAR
Bosch: www.bosch.com.br;
0/xx/11/2126-1950
Brembo: www.planetaperforma.com.br; 0800-0554099
Fremax: www.fremax.com/produtos/produtos.asp; 0800-474090
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