|
Próximo Texto | Índice
"POPULARES"
Os dois têm desempenho próximo, mas modelo da Fiat é mais barato e tem melhor dirigibilidade na cidade
Perfil urbano é trunfo do Palio contra o Fox
JOSÉ AUGUSTO AMORIM
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Não tem jeito. O governo pode mexer no IPI (Imposto
sobre Produtos Industrializados),
mas eles continuam
os maiorais. Até novembro, os
"populares" ocupavam 62,7% do
mercado, segundo a Anfavea (associação das montadoras). E a
disputa ganhou dois representantes: Volkswagen Fox e Fiat Palio.
O Fox é um projeto nacional
que nasceu com a missão de levar
a VW de volta à liderança de vendas -hoje ela amarga o terceiro
lugar. A Fiat reagiu rápido e antecipou a reestilização de seu principal produto, assinada por Giorgetto Giugiaro, da Italdesign.
O Palio teve alterações no motor
1.0, que passou de 55 cv (cavalos)
para 65 cv. O Fox é oferecido na
versão Total Flex -movida a álcool e gasolina- e gera 72 e 71 cv,
respectivamente. O valor do torque (força) é o mesmo: 9,1 kgfm,
mas a diferença está quando ele
surge. No Palio, aparece a 3.000
rpm; no Fox, a 4.500 rpm.
Essa diferença é facilmente percebida na cidade. É preciso pisar
fundo no acelerador do Fox para a
"raposa" acordar. É mais fácil
controlar as rotações no Palio, já
que o mostrador do Fox é bem pequeno e de difícil visualização.
Além disso, o Palio não usa tanto
plástico no interior quanto o VW.
Na pista
Os números dos testes Folha-Mauá mostram equilíbrio. Na
aceleração de 0 a 100 km/h, o Palio
levou 18,37s -apenas 0,02s à
frente do Fox. Com álcool, ele precisa de 16,6s. A vantagem do modelo da Fiat está nas retomadas,
todas mais rápidas.
A Fiat aposta no preço. O Palio
custa R$ 19.970, R$ 1.020 a menos
que o Fox. E ainda tem, de série,
pára-choque pintado na cor do
veículo e limpador e lavador do
vidro traseiro, opcionais que
saem por R$ 1.030 no Fox.
O equilíbrio também marca os
preços dos opcionais. A VW cobra R$ 1.280 pela direção hidráulica, R$ 80 a mais que a Fiat. A diferença aumenta no caso do ar-condicionado -R$ 350 a favor do
Palio, que oferece airbag duplo
por R$ 1.803. Esse equipamento
não está disponível no Fox.
O espaço interno do carro da
VW é melhor. Seu entreeixos é de
2,46 m, contra 2,37 m do Palio.
Além disso, seus bancos traseiros
podem deslizar.
Próximo Texto: Comparativo: Em desafio de minivans, gosto se discute Índice
|