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ESPORTIVO
Com essa configuração, Hyundai é opção mais barata do mercado
Tiburon dá esperança a quem sonha em ter cupê
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Você sempre sonhou com um
cupê, mas não tem na conta corrente o equivalente a US$ 480 mil
-valor de um Ferrari 575 M Maranello- ou US$ 169 mil, preço
de um Porsche 911 Targa. Se a Mega-Sena continuar acumulada,
pode ser hora de colocar o Hyundai Tiburon entre suas opções.
Ele não conta com a fama dos
outros cupês, mas é o mais barato
do mercado. Custa R$ 95 mil e
oferece certa diversão. Traz um
motor 2.7 V6 (seis cilindros em
"V"), que gera 177 cavalos e 25
kgfm de torque (força) -a Hyundai não informa dados de desempenho. O câmbio automático, batizado de Shiftronix, permite trocar as marchas manualmente.
Além disso, traz os principais
equipamentos de segurança e de
conforto. Os freios são a disco e
contam com ABS (sistema antitravamento) e EBD (distribuição
eletrônica da força de frenagem).
Também há TCS (controle de tração) e airbags (bolsas de ar que inflam em batidas) frontal e lateral.
De série, o cupê tem ar-condicionado digital, teto solar, computador de bordo, toca-CDs e
bancos de couro, material que
também reveste o volante e a manopla do câmbio. Todos os comandos estão bem localizados.
O desenho, que sugere esportividade, é reforçado pelo escapamento com dupla saída, aerofólio,
spoiler traseiro e saias laterais. Internamente há detalhes em alumínio, e as pedaleiras têm cobertura metálica. No console central,
há indicação instantânea do torque e voltímetro. As rodas também são feitas com alumínio.
Como um esportivo, o Tiburon
tem a suspensão bastante dura
-o que é incômodo em uma cidade esburacada como São Paulo-, e o espaço traseiro é mínimo. A direção conta com assistência hidráulica progressiva.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)
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