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Vidros são à prova de balas, mas não de buracos
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Vidros abertos e carros blindados são incompatíveis, e não só
por causa da segurança: "Os vidros blindados são mais pesados.
Assim, impactos causados por
buracos, lombadas e valetas os
afetam de forma mais intensa",
explica Marco Antonio Zarif, diretor-presidente da empresa Jordan Blindados.
Pior do que passar por um buraco é bater as portas do carro
com o vidro aberto. "Nesse caso, a
parte mais estreita do vidro tende
a quebrar", diz Celso Oliveira.
Os vidros de um blindado têm
até 17 mm de espessura. Para trocar apenas o do motorista, por
exemplo, o dono desembolsa cerca de R$ 4.500. Os vidros são responsáveis em média por 70% do
custo de uma blindagem total,
que varia de R$ 40 mil a R$ 60 mil,
dependendo do veículo.
Zarif recomenda a seus clientes
o uso da película escurecedora.
"Dificulta a visão de pessoas dentro do veículo." Mas ele lembra
que alguns fabricantes de vidros
blindados consideram que a instalação dessas películas podem
ocasionar danos. Por isso elas não
são cobertas pela garantia. "Portanto, antes de instalar o acessório, é preciso consultar a blindadora. E, mesmo assim, é preciso
procurar empresas que tenham
experiência."
(IS)
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