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HATCHBACKS
Diferença de preço chega a R$ 1.900, e, nas pistas, modelo da Ford foi mais rápido que os de Volkswagen e Fiat
Mais barato, Focus derrota Golf e Stilo
JOSÉ AUGUSTO AMORIM
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Responsáveis por 37% das vendas de
veículos zero-quilômetro no Brasil,
os carros com motorização entre
1.000 cm3 e 2.000 cm3 são, nas versões mais simples, a principal via
para o fim da "ditadura dos populares". E os favoritos dessa faixa
são os médios, como Ford Focus,
Volkswagen Golf e Fiat Stilo.
Importado da Argentina, o Focus acaba de trocar de motor: o 1.8
passou a ser exclusivo do sedã,
enquanto o hatchback ficou com
o 1.6. Lado a lado com Golf e Stilo,
o Focus se revelou a melhor opção: anda mais e custa menos.
O Chevrolet Astra ficou de fora
por ter motor 2.0, em média 15 cv
(cavalos) mais potente que os dos
outros três modelos.
Os concorrentes têm quase a
mesma potência: o Golf conta
com 101 cv; o Focus tem 102 cv; o
motor do Stilo gera 103 cv. O torque (força) do Fiat é maior: 17
kgfm contra 14,6 kgfm do Ford e
14,3 kgfm do Volks. Mas, de acordo com os testes Folha-Mauá, a
vantagem não é suficiente para levá-lo à melhor posição do pódio.
O Focus foi o mais rápido nas
provas de aceleração e nas retomadas. Chegou a 100 km/h em
12,27s, enquanto o cronômetro
registrou 13,4s para o Golf. O Stilo
levou 13,86s. Os testes mostram
ainda que o motorista não perdeu
muito com a substituição do motor. Com o 1.8, 13 cv mais potente
que o 1.6, o Focus levava 11,46s.
O velocímetro do Focus registra
140 km/h muito antes. Ele cumpriu a prova em 25,64s, quase 6s à
frente do Golf (31,13s) e 8s antes
que o Stilo (33,18s).
Agilidade
O Ford também retoma mais
rápido que os concorrentes. São
necessários 8,12s para ir de 40 a
80 km/h. O Fiat precisou de 9,39s;
o Volkswagen levou 11,4s. Para o
Focus 1.8, eram 8,02s.
Entre 100 e 140 km/h, o Focus
1.6 conseguiu superar o antecessor, ambos em quinta marcha. Levou 23,28s ante os 24,48s do 1.8.
O Stilo foi o mais "beberrão".
Sua média urbana foi de 7,4 km/l,
menor do que a de um Mercedes-Benz CLK 320 (7,5 km/l). O Golf
roda 9,8 km com um litro de gasolina, 900 m a menos que o Focus.
Ser equipado com freio a disco
nas quatro rodas deu vantagem
ao paranaense de origem alemã.
Quando estava a 80 km/h, percorreu 38,8 m até parar. Um metro
atrás ficou o Focus (39,7 m), enquanto o Stilo precisou de 41,1 m
-Fiat e Ford usam disco na dianteira e tambor na traseira.
O Focus é o mais barato. Seu
preço de tabela é R$ 34.210,
R$ 809 mais em conta que o do
Golf e R$ 1.896 a menos que o do
Stilo. Apesar de pequena, a lista de
equipamentos de série inclui o ar-condicionado, pelo qual a Fiat cobra R$ 2.972, e a VW, R$ 3.492.
Calculadora
Por ser mais caro, o Stilo tem
atrativos exclusivos. De série é
equipado com computador de
bordo, direção com dois programas de condução -a opção City
deixa o volante leve para as manobras-, My Car -que personaliza diversas funções do veículo- e
trava e vidros dianteiros elétricos.
Entre os opcionais, a Fiat disponibiliza o NGI (Next Generation
Interior). Ele aproxima o Stilo das
minivans, com bancos traseiros
deslizantes e, no dianteiro direito,
mesa como as de avião e gaveta.
Por ele, é preciso pagar R$ 1.300.
Se a lista de série não é das mais
extensas no Focus, seus opcionais
seguem a mesma linha. Para a
versão básica, estão disponíveis
apenas trava e vidros elétricos.
Para mais itens, é preciso comprar a versão GLX. Só que a vantagem continua. Ela custa R$ 38.110
e traz trio elétrico e toca-CDs.
Quem fizer questão de freios
com sistema ABS (antitravamento) deve optar por Golf ou Stilo, já
que o Focus só o oferece em sua
versão 2.0. Fiat e VW estipularam
quase o mesmo preço: R$ 2.052 e
R$ 2.107, respectivamente.
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