São Paulo, domingo, 24 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

A história do Fusca teve início em tempos de guerra mundial

DO ENVIADO ESPECIAL

O pretinho básico da pintura disfarça a idade, mas a placa "1938" entrega os 73 anos. O Fusca em exposição no museu da Volkswagen, em Wolfsburg, é raro. Faz parte da leva de cerca de 200 carros produzidos antes da Segunda Guerra Mundial.
Ferdinand Porsche já havia apresentado protótipos, mas foram aqueles KDF Wagen negros que deram forma ao carro que é figurinha fácil nas ruas do Brasil.
O sonho virou pesadelo quando Hitler invadiu a Polônia e Inglaterra e França declararam guerra à Alemanha, em outubro de 1939. A fábrica VW passou a produzir veículos militares sobre o chassi do Fusca.
A guerra chegou ao fim e, ainda em 1945, os ingleses voltaram a montar o carrinho na fábrica parcialmente destruída de Wolfsburg. Em 1948, Heinrich Nordhoff assumiu a presidência da VW e comandou o plano de expansão da marca. O resto é história.
(ES)


Texto Anterior: Preço no Brasil deverá ultrapassar R$ 80 mil
Próximo Texto: Reestilizada, picape RAM volta ao mercado brasileiro neste ano
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.