UOL


São Paulo, domingo, 25 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DO TROLLER AO HUMVEE

Empresa chegou a negociar T4-M com o Iraque

LUÍS PEREZ
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS E CONSTRUÇÃO

Criado para ser oferecido ao Exército brasileiro, o Troller T4-M já recebeu, neste mês, 20 encomendas para uso civil.
Até meados do ano passado, a empresa sediada em Horizonte (CE) negociava sua exportação com vários países do Oriente Médio, entre eles o Iraque. "O problema é que os negociadores de repente sumiram", conta Clécio Eloy, 38, diretor de negócios da Troller.
De acordo com o executivo, a base do modelo militar é a mesma do civil -apenas cerca de cem itens são diferentes em relação ao T4. Seu índice de nacionalização é de 96%. "Só uma peça é importada, a caixa de transferência", afirma Eloy.

Humvee/Hummer
Bem mais complexo e robusto, o Humvee -ou Hummer, como são conhecidas suas versões civis- foi dirigido em trechos de terra na região de Barueri (32 km a oeste de São Paulo) por Sérgio Dávila e Juca Varella, da Folha, os únicos jornalistas brasileiros que estavam em Bagdá no início dos ataques norte-americanos.
O jipe, que custa US$ 95 mil (R$ 285 mil), veio do Rio, após participar da feira de material de defesa LAD 2003. Foi cedido pela empresa de blindagem O'Gara-Hess & Eisenhardt.
"Automóveis de passeio são protegidos com o mesmo material que reveste o Humvee, o aço balístico", diz Adriana Tschernev, 27, diretora comercial da empresa, que está tentando vendê-lo para o Exército.
"Outro objetivo nosso é levar ao conhecimento dos interessados em blindagem que o material é cinco vezes mais forte que o aço inoxidável, que fica no limite da resistência. É esse mesmo material de blindagem que protege um soldado na guerra", observa a diretora.
Dávila fez o test-drive acompanhado do diretor industrial da O'Gara, Riccardo Furlan, que citou alguns dados sobre o jipe: motor 6.5, 2,6 metros de largura (contando os retrovisores), singelo câmbio automático de quatro velocidades e velocidade máxima de 113 km/h.


Texto Anterior: Guerra deu origem ao utilitário esportivo
Próximo Texto: Cartas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.