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Peugeot deixará
de produzir 1.0
no ano que vem
DO ENVIADO ESPECIAL
A grande proliferação dos
motores 1.3 e 1.4 já fez sua primeira vítima: o Peugeot 206. "A
probabilidade é que deixemos
de vender o 1.0 no final do ano
que vem", afirma Jean Louis
Challma, responsável da marca
pela América Latina.
A montadora aposta na opção 1.4, que se torna bicombustível no segundo semestre do
ano que vem -no primeiro
trimestre, será o 1.6. Hoje, o 1.6
representa 40% das vendas do
206, enquanto os motores 1.0 e
1.4 repartem na mesma proporção os outros 60%.
O problema é que a fábrica de
Porto Real (RJ) passou a fazer o
propulsor 1.4 neste ano, mas
ainda precisa adquirir da Renault o motor 1.0 -a Renault
já teria sido informada de que o
contrato, que vence no fim de
2005, não será mais renovado.
Challma não soube precisar,
mas disse que, neste ano, foram
comprados de 10 mil a 12 mil
motores 1.0.
Investimentos
Enquanto a Peugeot anunciava que deixaria de produzir
modelos com motor de apenas
um litro, a Renault aproveitou
a exposição no Salão de Paris
para anunciar a ampliação dos
seus investimentos na planta
de São José dos Pinhais, no Estado do Paraná.
Em 2007 a montadora começará a fabricar o novo modelo
Logan, um sedã "popular" que
atualmente é produzido na Romênia. Nessa data, o carro também estará nas linhas de montagem de outros países em desenvolvimento, como China,
Irã e Colômbia.
A multinacional francesa
também divulgou que o modelo contará com versões picape,
hatch e perua. Sem contar com
dispositivos eletrônicos embarcados, os modelos usarão
motores 1.0 e 1.6.
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