São Paulo, domingo, 26 de setembro de 2004

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SERVIÇO

Empresas oferecem serviços como consultoria sobre ofertas e revisão

Carro ganha "babá" e deixa de ser fonte de preocupação

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Imagine nunca mais visitar uma oficina mecânica para resolver o conserto daquela batidinha ou perder o domingo rodando à procura de um carro usado. Para aqueles que não acham graça em ficar cuidando do veículo ou que não têm tempo para seu automóvel, uma boa notícia: já existem empresas que são uma espécie de babá dos carros.
Os serviços são diversos e vão de consultoria sobre o melhor negócio de compra e venda até desembaraço de papelada num eventual furto do veículo. Aberta no mês passado, a Fleet One conta com uma rede de mil oficinas credenciadas no Estado. Segundo Paulo Silveira, presidente, após ser informada do que o cliente deseja, ela faz uma pesquisa sobre o melhor preço de peça ou serviço.
O cliente recebe um extrato com o custo mensal de seu automóvel. "Nossa proposta é sermos o representante do cliente junto aos prestadores de serviços. Além da falta de tempo, o desconhecimento de como cuidar melhor do carro faz com que muitos percam dinheiro. Informamos se a proposta da oficina, por exemplo, é ou não adequada", explica Silveira.
Por essa comodidade, a empresa cobra R$ 20 por mês. Em breve, a Fleet One pretende lançar novas opções de serviços, como um cartão de combustível pré-pago. "A idéia é que os pais consigam controlar os gastos dos filhos." Por enquanto, a empresa só opera em São Paulo, mas os resultados iniciais fazem com que planeje ingressar em todos os Estados do Sul e Sudeste até o primeiro trimestre do ano que vem.
A Fleet One não é a única que se propõe a ser babá dos automóveis. Cuidar dos veículos de seus clientes ocupados foi a idéia do ex-vendedor de carros Murilo Perdigão ao fundar a Car Business. Hoje, ele se tornou um consultor para todos serviços relacionados às quatro rodas e conta com 1.800 clientes, entre executivos, empresários e artistas.
A Car Business não cobra uma mensalidade, porém o cliente paga uma taxa de 10% do valor do serviço feito. "Apesar do aumento de custo, ele acaba pagando bem menos", promete Perdigão, que diz que o forte da empresa é a parte de funilaria e mecânica, além da revisão. "A maioria usa o serviço para revisão e pequenos reparos."

Usuários
O publicitário Marcelo Lins já utilizou três vezes os serviços da Car Business e, em todas, afirma que suas expectativas foram atendidas. A começar pelo próprio carro: "Queria comprar um Subaru Legacy 2000 e não encontrava. Contatei a empresa e acabei comprando por um preço mais em conta. Eles são como um padrinho do meu carro", compara.
Motoristas que não se lembram da manutenção ou não gostam de cuidar do carro, caso do também publicitário Luiz Lara, dizem que a grande vantagem é a despreocupação. "Como não entendo nada de automóveis, para mim é uma maravilha. Esqueci os assuntos seguro, oficina e IPVA [Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores]", afirma ele, que contratou a ajuda da Fleet One.
Para que o carro deixe mesmo de ser uma fonte de preocupação, o Procon recomenda fazer contrato para todos os serviços, no qual deve constar valor e prazo de entrega. (LUCAS LITVAY)


Car Business: 0/xx/11/5575-6139; Fleet One: 0/xx/11/3017-4604


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