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Fábricas se mostram "limpas"
DO ENVIADO ESPECIAL
Só houve uma unanimidade em
Tóquio. Todos os expositores
procuraram passar a imagem de
que se esforçam para produzir
veículos, não agentes poluidores.
Dessa postura resultou a farta
oferta de carros movidos a célula
de hidrogênio (que produzem
apenas vapor). Mas outras tecnologias deram o ar da graça.
A Toyota, por exemplo, mostrou o material que chama de ecoplástico, derivado de plantas como cana-de-açúcar e milho. Com
o material, a montadora produz a
capa para estepe do Raum.
Na Nissan, a novidade é a bateria de lítio. A vantagem desse
componente, dizem os técnicos
da montadora, é ser mais leve que
as baterias tradicionais, o que permite produzir modelos movidos a
célula de hidrogênio com pisos
mais baixos e sem reentrâncias.
Inspirada pelo princípio da reciclagem, a Mitsubishi desenvolveu
uma válvula que permite a recirculação -e consequente filtragem- das emissões geradas por
motores a combustão.
(EF)
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