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TECNOLOGIA
Sensor de obstáculos e faróis de xenônio, por exemplo, podem ser colocados em carros simples, mas exigem cuidado
Itens avulsos criam carro "fora de série"
CHRISTOPHER LANGNER
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Um carro "popular" equipado
com controle de som no volante,
sensor de obstáculos, retrovisores
que escurecem ao receber luz alta,
faróis de xenônio, vidros e travas
inteligentes, controlador de velocidade, direção hidráulica e navegador por satélite. Não é utopia.
A venda e a instalação desses
acessórios, entre outros, já é possível em praticamente qualquer
modelo de automóvel. A maioria
deles não é oferecida pelas montadoras, e instalá-los separadamente pode sair mais barato do que
pedi-los como opcionais ou colocá-los em uma concessionária.
A direção hidráulica para o Fiat
Palio, por exemplo, instalada na
concessionária Amazonas, custa
R$ 1.800. O kit da DHB, instalado,
fica por até R$ 1.300. O módulo
inteligente -que inclui sistema
antivácuo, responsável por abrir o
vidro alguns centímetros para facilitar o fechamento das portas-
para carros de duas portas que já
possuam vidro elétrico sai por R$
120, instalado na Ford Caoa. O da
Olimpus pode custar a metade.
O comerciante Fabiano Parente
Ambrozino, 27, resolveu pôr faróis de xenônio Hella por conta
própria em lugar de pedi-los na
hora da compra do carro. "Era
mais barato que na concessionária e eu conhecia bem o trabalho
da oficina que instalou", afirma.
A opção, porém, implica o risco
de o veículo perder a garantia de
fábrica. E instalar muitos acessórios eletrônicos em um carro "popular" pode acabar se traduzindo
em problemas na parte elétrica.
Comodidade
Acessórios mais incomuns são
encontrados apenas no mercado
paralelo. "Muita gente nem sabe
que qualquer carro comporta um
piloto automático [controlador
de velocidade]", diz Paulo Dalgas,
diretor da Dalgas Precision
Equipments. Ele conta que já instalou o acessório, utilizado para
manter uma velocidade constante, até num Chevrolet 1939.
Só o preço não é muito universal: custa de R$ 2.200 a R$ 2.600.
Quem já usou não vive sem. "Instalo piloto automático em todos
os carros que tive nos últimos
anos", conta o engenheiro aposentado Pierre Arthur Camps, 73,
que roda em um Ford Versailles
95 equipado com o acessório. "Na
estrada é maravilhoso. Não me
preocupo com multas e não fico
com a perna cansada."
Mais acessível e conhecida, a direção hidráulica é outro item de
conforto avulso. "Todas as plataformas atuais estão aptas a receber direção hidráulica", explica
José Rodrigues Neto, coordenador técnico do departamento de
produtos e serviços da DHB. Custa pouco mais de R$ 1.200.
Custo-benefício
É possível sofisticar sem forçar o
bolso optando por sensores de estacionamento (até R$ 408), retrovisores eletrocrômicos -que escurecem quando recebem luz alta- (de R$ 150 a R$ 350), além de
travas, alarmes e vidros inteligentes (de R$ 220 a R$ 800).
Este último conjunto de acessórios recebe o adjetivo porque faz
de tudo, desde trancar o carro segundos depois de o motor ser ligado e destravá-lo em caso de batida, até abaixar um pouco o vidro
para evitar vácuo quando uma
porta é fechada. O representante
comercial Ricardo Sebe, 38, por
exemplo, instalou um retrovisor
eletrocrômico em seu VW Fusca
95. "Não é caro, e o custo-benefício do acessório é excelente."
Caso dinheiro não seja problema, uma opção que proporciona
estilo e segurança são os faróis de
xenônio. Eles emitem luz azul,
mais potente e que não ofusca. Os
preços vão de R$ 1.799 a R$ 5.000.
Indisponíveis
Nem todos os acessórios
de ponta podem ser instalados
fora da fábrica. Sistemas como
freios ABS (antitravamento),
airbags e câmbio automático exigem tantas adaptações no carro
que se tornam inviáveis.
"Tem de fazer muitas alterações
e, no fim, não vale a pena", afirma
Reinaldo Sammarco, da Cambiocenter. Ele inclui ainda no rol dos
inalcançáveis a direção elétrica.
"Logo todos os carros vão ter, mas
ainda é muito difícil de instalar."
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