São Paulo, domingo, 27 de julho de 2003 |
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CARTAS Ka com defeito no pneu "Já precisei trocar o pneu do meu Ka três vezes. Fui à revenda Frei Caneca, orientado pelo atendimento a clientes da Ford, mas ela não autorizou a troca. Liguei novamente para a fábrica e alegaram que já havia acabado a garantia. Rebati dizendo que é um item de segurança e que tem pouco tempo de uso. Mesmo assim, eles não se prontificaram a averiguar a peça." Paulo Santos Lima (São Paulo, SP) Resposta - Segundo a Ford, o problema foi solucionado gratuitamente mesmo estando o carro fora da garantia. Foi solicitada a troca do macaco pela revenda Frei Caneca, que avisará o cliente quando a peça chegar. Polo com vários defeitos "Em março, adquiri um Polo 1.6 na concessionária Auto Elite. Com cerca de 300 quilômetros, o veículo se mostrou excessivamente ruidoso, apresentando barulhos na forração interna, na suspensão dianteira e nos freios. A tampa do reservatório de combustível esquentava e raramente abria na primeira tentativa. Com 2.000 quilômetros, meu Polo já havia visitado a revenda três vezes, e a única correção foi a troca da calha do vidro do motorista. Ao levar o carro pela quarta vez, preferi vendê-lo e amargar uma depreciação de 20% em 60 dias." Rodrigo Prigol (Caçador, SC) Resposta - A Volkswagen disse que consultou a gerência técnica da autorizada e soube que, após as correções realizadas, o veículo foi entregue ao cliente no dia 26 de junho em condições normais. Meriva cheio de defeitos "Adquiri um Meriva, na Ribrauto, no dia 31 de outubro. Em janeiro, começou a apresentar diversos defeitos, principalmente em relação ao botão do ar-condicionado, à suspensão e à caixa de direção. A revenda reconheceu os vícios e fez os reparos. Em maio, o veículo não funcionou e precisou ser guinchado à revenda, onde foi constatado defeito no motor. A autorizada alegou má qualidade do combustível, mas outros veículos abastecem no mesmo posto e nunca apresentaram o problema. O Meriva ficou na concessionária de 8 de maio a 6 de junho, sem nenhuma solução. Tive de pagar R$ 1.100, mesmo com o carro estando na garantia." Ricardo Benelli Riscalla (Ribeirão Preto, SP) Resposta - A General Motors disse que o veículo foi avaliado pela autorizada e pela fábrica, que verificaram que os danos ao motor foram causados por uso de combustível adulterado. Segundo a montadora, não se trata de defeito de fabricação, e, por isso, a garantia não foi aplicada. Réplica - O leitor não aceita a argumentação da fábrica. Gol Turbo com pane elétrica "Li a reportagem "Zero-quilômetro vira astro de novela" (Veículos, 22/6) e me identifiquei com o assunto. Quando piso no freio do meu Gol Turbo, a buzina dispara. Já fui quatro vezes à revenda, durante o ano da garantia, sem solução do problema." Erick Brack (São Paulo, SP) Resposta - A VW disse que se reserva no direito de não emitir nenhum parecer sobre o caso porque ele está na Justiça. Veículos - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, fax 0/xx/11/3224-3362, e-mail veiculos@uol.com.br. Não serão consideradas mensagens eletrônicas com figuras ou arquivos anexados. Os documentos enviados devem incluir nome completo, endereço, telefone e, se possível, e-mail. Texto Anterior: Adaptações podem afetar garantia e parte elétrica, avisam técnicos Próximo Texto: Familiar: Sob encomenda, E Touring custará quase R$ 285 mil Índice |
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