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ESPECIAL - MOTOS
"Motard" une suspensão alta e grude ao asfalto
Sundown, Yamaha, Husqvarna e BMW já têm esportivas de fábrica
DA REPORTAGEM LOCAL
O YouTube é um sucesso.
Entre vídeos polêmicos e espetaculares, há um em que mostra uma moto "magrela" deixando para trás um Porsche 911
Carrera de pista. Impossível?
Não é. Essa tal magrela é uma
"supermotard" (do francês, supermoto), conceito de moto de
enduro com pneus e freios de
moto esportiva. É o melhor de
dois mundos: há suspensão alta
e muita aderência ao asfalto.
No vídeo, dá até para ver o piloto atravessando a moto de
um lado para o outro numa
"chicane". Essas adaptações
deram tão certo que, na Europa, quase todos os fabricantes
têm suas versões "motard".
Aqui, essa febre está só começando. A Sundown foi a pioneira, em 2006, com a STX 200
Motard (R$ 10.810). Fez tanto
sucesso que hoje já representa
quase 40% do "mix" de vendas
da linha STX -de janeiro a junho, foram 2.424 Motard contra 4.116 STX convencionais,
segundo dados da Abraciclo
(associação brasileira dos fabricantes de motocicletas).
O sucesso contagiou a Yamaha, que lançou, no ano passado,
a sua XTZ 125 X (R$ 7.961) e,
neste ano, a XTZ 250 X (R$ 12
mil). A maior tem fila de espera
de cerca de 60 dias.
Para a cidade, seu motor de
250 cm3 e 21 cv (cavalos) é suficiente. Também é econômico
-fez média de 29,5 km/l, segundo aferição da Folha. O
tanque comporta 11 litros.
Esportiva
O problema é que os detalhes
pretos nas bengalas e no motor,
o pára-lama curto, a lanterna
de LED e o apoio de placa inspirado no da esportiva R6, além
dos pneus de aro 17, dão um ar
de alta performance. Mas, se
exagerar nas curvas, a suspensão macia irá reclamar.
Tudo mudará se o cliente optar pela BMW G 650 Xmoto
(R$ 40,9 mil), de 54 cv e a única
com opção de ABS (antitravamento) por outros R$ 4.000.
Mudará ainda mais se o foco
passar para as Husqvarna, marca sueca importada pelo grupo
Izzo. O banco é mais alto, duro
e estreito; o guidom, aberto; e o
motor é tão forte que só acelerando para acreditar no tal vídeo do YouTube.
Aliás, é a própria Husqvarna
SM510 preparada para corrida
que mata o Porsche de raiva.
Mesmo a "normal" exige dosar
o acelerador: qualquer exagero
tira a roda dianteira do chão.
São 53 cv, que chegam a 60 cv
com alterações no escape e no
carburador. Incrível mesmo é o
peso: 119 kg. A Yamaha tem
132 kg; a BMW, 147 kg.
A SM 610 -R$ 27,9 mil, R$
1.000 a menos que a SM510- já
vem com injeção eletrônica e
embreagem de acionamento
hidráulico. Ou seja, é mais macia e usável no dia-a-dia.
Pneus, suspensões reguláveis
e freios são esportivos. O diâmetro do disco, por exemplo, é
idêntico ao usada pela Honda
CBR 1000 RR.
(FABIANO SEVERO)
As motos foram cedidas para avaliação
pela Yamaha e pelo grupo Izzo
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