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Para vender mais, Classe M ganha nova versão a diesel
Mercedes tem preço de R$ 289,9 mil e equipamentos da versão a gasolina
Maurício Machado/Divulgação
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Classe M a diesel tem 224 cv, 48 cv menos que opção a gasolina
DO ENVIADO ESPECIAL A CAMPINAS
A Mercedes-Benz, na Inglaterra, oferece um curso de direção "off-road" a bordo do ML
320 CDI por 100 libras (cerca
de R$ 320). No Brasil, não há o
curso, mas já é possível submeter à prova o motor a diesel. A
versão chega por R$ 289,9 mil.
Se o curso europeu dura uma
hora, o responsável pelo Classe
M, Markus Rubenbauer, precisou de menos de 30s para explicar como o utilitário enfrentaria os obstáculos fora-de-estrada de uma pista especialmente
montada em Campinas (95 km
a noroeste de São Paulo).
"Basta apertar o botão "off-road" no painel do ML 320 CDI
e pronto. Todos os parâmetros
de motor, freio e câmbio serão
ajustados automaticamente. A
tração é permanente."
Mas as virtudes desse jipe
afloram mesmo no asfalto, onde realmente é usado. A começar pelo silêncio a bordo. "Ele é
menos ruidoso que a versão a
gasolina", diz o gerente de marketing Roberto Gasparetti.
Segundo o fabricante, a favor
do Classe M diesel também estão o torque (força) maior -52
kgfm contra 35,7 kgfm- e a
maior autonomia, além do menor consumo de combustível.
Fatores relevantes em mercados fora dos grandes centros,
onde escasseiam os postos.
Com a missão de aumentar
as vendas do utilitário em 40%
-atualmente, o Classe M vende menos que concorrentes como BMW X5 e Porsche Cayenne-, o motor a diesel é mesmo
um diferencial. Até agora, nessa categoria, só a Land Rover
importava motores a diesel.
Seu V6 tem 190 cv e 45,4 kgfm.
Por isso a Mercedes fez a mágica de manter o preço e o nível
de equipamentos do ML 350 (a
gasolina). Em geral, carros a
diesel são mais caros porque é
mais dispendioso construir o
motor.
(FELIPE NÓBREGA)
O jornalista viajou a convite da Mercedes-Benz,
que cedeu o carro para avaliação
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