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Peças & acessórios
Preço não interfere na popularização de vidros elétricos
Equipamento custa menos em lojas independentes, mas fábricas dizem que isso acaba com a garantia
DA REPORTAGEM LOCAL
Quando os vidros elétricos
chegaram aos carros "populares", no início dos anos 90, muitos consumidores torciam o
nariz. Diziam que o vidro com
acionamento manual era melhor porque, se um carro ao lado passasse por uma poça d'água, haveria tempo de fechar a
janela sem se molhar.
Ou todo motorista desvia das
poças ou os reclamões não se
preocupam mais com os respingos. Atualmente, o equipamento está disponível para todos os automóveis à venda no
Brasil, sem exceção. Nos modelos intermediários, costuma ser
de série; nos de entrada, ainda é
oferecido como opcional.
É aí que os lojistas faturam. O
equipamento de fábrica ainda é
caro, e muitos motoristas preferem pagar, fora da concessionária, cerca de um terço do preço por um kit não-original. Foi
o que fez o professor de educação física Arthur Diniz, 23.
Ele equipou seu Volkswagen
Gol 2002 por R$ 380, fora o valor do kit de trava elétrica e o
alarme com acionamento a distância. "Coloquei o kit de vidros
elétricos dianteiros sensorizado [levanta os vidros com apenas um toque]."
O mesmo aconteceu com o
vendedor Reinaldo Vieira da
Silva, 50, dono de um Volkswagen Fox 2007 "pelado". Ele gastou R$ 500, enquanto a Volkswagen cobra R$ 1.820, com
alarme e retrovisor elétrico.
Segundo a Fiat, os vidros e as
travas elétricos para o Palio
ELX 1.0 duas portas sai por
R$ 1.069. Para a versão Fire,
custa R$ 1.217 e só vem de fábrica no pacote Celebration 4, que
também traz limpador e lavador do vidro traseiro, apoios de
cabeça atrás, alarme e quatro
alto-falantes, entre outros.
O kit de vidros elétricos tem
quase o mesmo valor para o
Ford Fiesta zero-quilômetro.
Custa R$ 1.150 (para as quatro
portas) e pode vir equipado de
fábrica ou ser instalado numa
concessionária Ford. O valor
cobrado será o mesmo se o motor for 1.0 ou 1.6.
Mesmo mais caro, a montadora afirma que cerca de 50%
dos Fiesta que deixam a linha
de montagem já têm os módulos dos vidros elétricos. Segundo a VW, 60% dos Fox têm o kit
com vidros elétricos.
Garantia
As montadoras dizem que, se
o cliente instala o acessório fora de uma revenda, perde a garantia dos componentes elétricos que interferem nos vidros.
Mauro Adriano, gerente da
loja Art Som, que instala kits de
vidros elétricos, conta que nunca viu um caso de cliente que
perdeu a garantia de fábrica.
"O mesmo fornecedor que
abastece as concessionárias
fornece para os lojistas. Só não
temos o logotipo da montadora, por isso é tão mais barato",
afirma Adriano, que diz oferecer dois anos de garantia para
os vidros com as máquinas de
elevação, os acabamentos para
as portas, a fiação completa e o
módulo sensorizado.
Na loja, o kit instalado custa
de R$ 350 a R$ 550 (para carros
com duas portas) e de R$ 900 a
R$ 1.600, para veículos com
quatro portas. Em nenhum caso é preciso mexer na fiação
original.
(FABIANO SEVERO)
ONDE ENCONTRAR
Pósitron (www.positron.com.br; 0800-7751400)
Quantum (www.tecquantum.com.br; 0800-166206)
Eleva (www.elevavidroseletricos.com.br; 0/xx/11/5044-6200)
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