São Paulo, domingo, 29 de agosto de 2004 |
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
CARTAS Legislação sobre diesel "Se apenas veículos com peso bruto de pelo menos 1.500 quilos podem ter motor a diesel, como explicar que Ranger, S10, Blazer e Tracker possam tê-lo, já que a capacidade de carga deles é inferior? Também sugiro que as montadoras ofereçam picapes com motores tricombustíveis (gasolina, álcool e gás natural). Com a enorme caçamba que têm, há espaço para o reservatório." Décio Caetano Neves (Praia Grande, SP) Resposta - Segundo portaria do extinto Departamento Nacional de Combustíveis, só podem ser a diesel veículos que pesem pelo menos 1.000 quilos, somando peso de condutor, passageiros e carga. Jipes com tração nas quatro rodas e reduzida estão liberados para usar o combustível. Fit sem filtro de cabine "Fico sempre surpreendido com as respostas das montadoras. Na edição de 20 de junho, a Honda deu uma longa explicação sobre a utilidade de um filtro no sistema de ar-condicionado, quando poderia, simplesmente, confirmar que o carro que o cliente adquiriu não tem a peça e explicar a razão." Djarme Alves dos Santos (Betim, MG) Resposta - A Honda disse que a função do filtro é reter micropartículas em suspensão no ar, mas não garante a retenção de microorganismos. Também impede que odores entrem no veículo. Sua ausência não compromete o funcionamento do ar-condicionado. Pajero com defeitos "Com pouco mais de 1.000 quilômetros, apareceram alguns problemas no meu Pajero, desacreditados pela revenda Brabus e pela importadora. Após comprová-los, trocaram caixa de câmbio e bateria e repararam o vazamento de óleo. Depois de duas trocas do duto de combustível, ele sofreu corrosão. Segundo a Mitsubi- shi, o problema nunca ocorreu em outro carro, e por isso a troca não será feita pela empresa." Déborah Hanae Moria Sassine (São Paulo, SP) Resposta - A Mitsubishi disse que o carro passou pela Brabus, e a queixa foi resolvida. EcoSport sem motor ideal "O EcoSport 4x2 poderia vender mais se tivesse disponível um motor 1.8 oito válvulas, de 120 cavalos. O 1.6 é fraco, e o 2.0 16V, muito caro." André Marins Ribeiro Mendes (Presidente Prudente, SP) Resposta - A Ford agradece a crítica construtiva e a sugestão do leitor, que serão encaminhadas ao setor responsável. Peugeot não responde "A concessionária Peugeot de Campinas efetuou reparos no meu 405. Mas faltou uma peça, que precisou ser importada e chegou depois de um mês. O carro foi entregue no dia 18 de maio. Pedi à Peugeot o ressarcimento de despesas com condução a partir de 21 de abril, mas ela não assume essas despesas nem fornece carro-reserva." Vergílio Ruy Bianco (Campinas, SP) Resposta - A Peugeot não respondeu a carta do leitor, enviada à fábrica em maio. Veículos - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, fax 0/xx/11/3224-3362, e-mail veiculos@uol.com.br. Não serão consideradas mensagens eletrônicas com figuras ou arquivos anexados. Os documentos enviados devem incluir nome completo, endereço, telefone e e-mail. Texto Anterior: Picape: Tailândia é o primeiro país a ter a nova Hilux Próximo Texto: Mercado: Seminovos repetem sucesso dos automóveis zero-quilômetro Índice |
|