|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Astra 2003 vem com mais duas portas
DO ENVIADO ESPECIAL A INDAIATUBA (SP)
Na contramão do mercado, o Chevrolet Astra era o único médio disponível apenas na versão duas portas. A General Motors corrigiu o "erro" de mercado na
linha 2003 -agora, estima que a versão quatro portas responda
por 35% das vendas do modelo, só perdendo para o sedã.
Além disso, o Astra ganhou novo desenho e uma versão esportiva. Frente e traseira foram remodeladas -atrás, um vinco passa a
sensação de que o carro está
amassado. Pára-choques, faróis,
lanternas, capô e grade frontal
(com uma barra cromada central,
ela lembra a do monovolume Meriva) são inéditos.
Equipado com motor 2.0 16V,
que desenvolve 136 cv (cavalos)
de potência e 19,2 kgfm de torque
(força), o Astra GSi tem spoilers,
aerofólio e rodas de aro 16. Segundo números de fábrica, ele acelera
de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos.
A retomada de 80 a 120 km/h
acontece em 12,3 segundos.
Sua velocidade máxima, ainda
de acordo com os números do fabricante, é de 203 km/h. Mesmo
assim, ele se mostrou bastante estável quando entra em curvas a alta velocidade. Seu consumo urbano fica na casa dos 9,8 km/l.
Mas esse motor existe apenas na
versão esportiva. Os outros Astra
têm um 2.0 de oito válvulas, e a
potência cai para 116 cv. Há ainda
o sedã 1.8 a álcool -a fábrica estuda se ele será vendido no varejo,
já que hoje é destinado principalmente a frotistas e taxistas.
Série especial
O Astra reestilizado, que deve
chegar às revendas no final deste
mês, teve sua lista de opcionais
aumentada: airbags (bolsas de ar
que inflam em batidas) laterais,
ar-condicionado eletrônico, controlador de velocidade e retrovisor com lentes azuis, que ajudam
a diminuir o ofuscamento.
De série, oferece trio (vidros,
travas e retrovisores) elétrico, coluna de direção regulável em altura e profundidade, regulagem elétrica da altura dos faróis e preparação para instalação de som.
Também acabam as séries especiais, como a Expression, que proporcionavam boa relação custo-benefício. Na prática, o modelo
está mais barato na tabela, mas
menos equipado.
A versão hatch de duas portas
custa R$ 28.590, enquanto na linha 2002 sai por R$ 30.593. O preço sobe para R$ 29.990 com as
quatro portas. Já o Astra GSi sai
por R$ 35.990, e o Sedan, por
R$ 31.550.
(JAA)
Texto Anterior: Salão: Paris se rende aos automóveis esportivos Próximo Texto: Salão de Paris: Fábricas "rasgam" manual de configuração Índice
|