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SALÃO DE PARIS
Citroën e Renault apresentam, respectivamente, cupê que vira hatchback e sedã sem porta-malas saliente
Fábricas "rasgam" manual de configuração
DO ENVIADO ESPECIAL A PARIS
Um cupê ou uma picape? Um
utilitário esportivo ou um legítimo esportivo com motor de 450
cv (cavalos)? Perguntas assim
marcam alguns modelos exibidos
no Salão de Paris.
O Citroën C3 -que será mostrado no Salão de São Paulo na
primeira semana de outubro-
perdeu a capota e ganhou sobrenome: agora é C3 Pluriel. Com teto, é um cupê comum, mas ele pode se transformar em um hatchback "panorâmico", em um conversível propriamente dito e até
em uma picape, graças à modularidade dos bancos traseiros.
No caso do novo Renault Mégane, o porta-malas não é tão destacado no sedã, o que põe em xeque
o real significado da configuração. É uma saliência pequena como no Vel Satis. O modelo também tem uma versão cupê.
Os fãs de Porsche estão inconformados com o Cayenne, o utilitário esportivo da marca que deveria ter sido lançado há um ano,
no Salão de Frankfurt (Alemanha). "Estamos ansiosos pelas
reações que vemos no mercado. O
911 e o Boxter também tiveram reclamações no começo", disse
Wendelin Wiedeking, presidente
do comitê de direção da Porsche.
Atraso
Com preço único para toda a
Europa, o Cayenne terá dois propulsores: um de 340 cv e outro de
450 cv (turbo), ambos 4.5 e a gasolina. Apesar da motorização exclusiva, o Cayenne divide a plataforma com outro lançamento
mundial, o Volkswagen Touareg.
A Volks afirma que está "atrasada para a festa desse tipo de veículo", mas que fará uma entrada
triunfal. Em 2000, cerca de 700 mil
utilitários esportivos foram vendidos no mundo. Em 2004, devem ser comercializados 400 mil
apenas nos Estados Unidos.
É por isso que a VW vai oferecer
um carro com câmbio automático de seis velocidades e opções de
motor V10 a diesel e V6 a gasolina. Porém já anuncia que outros
dois estão a caminho.
A montadora alemã, no entanto, ficou devendo ao público a minivan Touran (derivada do Golf)
e o New Beetle Cabriolet, que será
apresentado apenas em janeiro,
em Detroit (EUA).
Familiar
Novidades para quem quer levar a família também não ficaram
de fora do salão parisiense.
Citroën e Peugeot mostram o
novo "rosto" de suas multivans
Berlingo e Partner (no Brasil, só
há a versão para carga desta última). A provável nova frente do
Renault Kangoo pode ser vista no
Kangoo Break'up, que, por enquanto, é apenas um conceito.
De verdade há a quarta geração
da Espace, também da Renault.
Pioneira no segmento das minivans, ela ganhou desenho que
"sugere dinamismo e estabilidade", segundo a fábrica.
Com inspirações do Vel Satis, a
Espace não precisa de chave para
abrir as portas ou dar partida (e
não é preciso colocá-la em lugar
específico) nem há alavanca para
o freio de estacionamento.
A perua Volvo V70 ganhou,
junto com o sedã S60, uma versão
mais "apimentada". Com 300 cv,
ela faz o teste de 0 a 100 km/h em
5,9 segundos, de acordo com dados de fábrica. Chama a atenção o
sistema Four-C, que atualiza a posição de cada amortecedor 500 vezes por segundo.
A Fiat criou uma versão perua
para o Stilo, que não será nem
produzida nem importada para o
Brasil. No estande da Opel, o
anúncio da "première mondial"
era para o monovolume brasileiro
Meriva. E a Ford mostrou um
conceito baseado no Focus.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)
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