São Paulo, domingo, 29 de setembro de 2002

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SALÃO DE PARIS

Citroën e Renault apresentam, respectivamente, cupê que vira hatchback e sedã sem porta-malas saliente

Fábricas "rasgam" manual de configuração

DO ENVIADO ESPECIAL A PARIS

Um cupê ou uma picape? Um utilitário esportivo ou um legítimo esportivo com motor de 450 cv (cavalos)? Perguntas assim marcam alguns modelos exibidos no Salão de Paris.
O Citroën C3 -que será mostrado no Salão de São Paulo na primeira semana de outubro- perdeu a capota e ganhou sobrenome: agora é C3 Pluriel. Com teto, é um cupê comum, mas ele pode se transformar em um hatchback "panorâmico", em um conversível propriamente dito e até em uma picape, graças à modularidade dos bancos traseiros.
No caso do novo Renault Mégane, o porta-malas não é tão destacado no sedã, o que põe em xeque o real significado da configuração. É uma saliência pequena como no Vel Satis. O modelo também tem uma versão cupê.
Os fãs de Porsche estão inconformados com o Cayenne, o utilitário esportivo da marca que deveria ter sido lançado há um ano, no Salão de Frankfurt (Alemanha). "Estamos ansiosos pelas reações que vemos no mercado. O 911 e o Boxter também tiveram reclamações no começo", disse Wendelin Wiedeking, presidente do comitê de direção da Porsche.

Atraso
Com preço único para toda a Europa, o Cayenne terá dois propulsores: um de 340 cv e outro de 450 cv (turbo), ambos 4.5 e a gasolina. Apesar da motorização exclusiva, o Cayenne divide a plataforma com outro lançamento mundial, o Volkswagen Touareg.
A Volks afirma que está "atrasada para a festa desse tipo de veículo", mas que fará uma entrada triunfal. Em 2000, cerca de 700 mil utilitários esportivos foram vendidos no mundo. Em 2004, devem ser comercializados 400 mil apenas nos Estados Unidos.
É por isso que a VW vai oferecer um carro com câmbio automático de seis velocidades e opções de motor V10 a diesel e V6 a gasolina. Porém já anuncia que outros dois estão a caminho.
A montadora alemã, no entanto, ficou devendo ao público a minivan Touran (derivada do Golf) e o New Beetle Cabriolet, que será apresentado apenas em janeiro, em Detroit (EUA).

Familiar
Novidades para quem quer levar a família também não ficaram de fora do salão parisiense.
Citroën e Peugeot mostram o novo "rosto" de suas multivans Berlingo e Partner (no Brasil, só há a versão para carga desta última). A provável nova frente do Renault Kangoo pode ser vista no Kangoo Break'up, que, por enquanto, é apenas um conceito.
De verdade há a quarta geração da Espace, também da Renault. Pioneira no segmento das minivans, ela ganhou desenho que "sugere dinamismo e estabilidade", segundo a fábrica.
Com inspirações do Vel Satis, a Espace não precisa de chave para abrir as portas ou dar partida (e não é preciso colocá-la em lugar específico) nem há alavanca para o freio de estacionamento.
A perua Volvo V70 ganhou, junto com o sedã S60, uma versão mais "apimentada". Com 300 cv, ela faz o teste de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, de acordo com dados de fábrica. Chama a atenção o sistema Four-C, que atualiza a posição de cada amortecedor 500 vezes por segundo.
A Fiat criou uma versão perua para o Stilo, que não será nem produzida nem importada para o Brasil. No estande da Opel, o anúncio da "première mondial" era para o monovolume brasileiro Meriva. E a Ford mostrou um conceito baseado no Focus.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)


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