|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
PRIMEIRO CARRO
Especialistas dão dicas de segurança, ensinando detalhes como ajustar banco e retrovisores e o jeito certo de ultrapassar
Rua é sala de aula para aprender macetes
FREE-LANCE PARA A FOLHA
O jovem recém-habilitado encara um mundo estranho e hostil,
cheio de malícia e segredos. E esses truques não são ensinados nas
auto-escolas. Mesmo motoristas
experientes podem se complicar
na hora de fazer uma ultrapassagem, decidir quem tem prioridade num cruzamento ou simplesmente ajustar a posição do banco.
Para tanto, especialistas dão dicas que podem facilitar a adaptação para quem está chegando
agora e até para os mais rodados,
que, às vezes, fazem muita coisa
errada sem saber.
O capitão da Polícia Militar
Marcel Lacerda Soffner, 39, diretor-assistente da Divisão de Educação de Trânsito do Detran (Departamento Estadual de Trânsito)
de São Paulo, e Jeter Gomes, 45,
superintendente do Centro de
Treinamento e Educação de
Trânsito da CET (Companhia de
Engenharia de Tráfego de São
Paulo), explicam como dirigir
corretamente.
Ajuste por dentro
A primeira providência, antes
mesmo de ligar o carro: acertar a
posição de dirigir e os retrovisores. Colocar o banco muito para
trás e ficar com os braços esticados para segurar o volante não é
recomendável. Faça o ajuste de
maneira que, ao pisar até o fundo
no pedal da embreagem, a perna
esquerda fique ligeiramente flexionada.
O encosto do banco, que protege a coluna num eventual acidente, deve ficar quase na vertical.
Roberto Manzini, diretor do centro de pilotagem que leva o seu
nome, afirma que o volante deve
ser segurado na posição "9h15".
Posicionado assim, ajuste o encosto e o banco de modo que o
braço e o antebraço formem um
ângulo de quase 90.
Antes de sair, fique certo de que
o banco esteja bem fixo. Ainda
parado, é preciso colocar o cinto
de segurança -na posição certa e
em todos os passageiros, inclusive
nos de trás. O cinto precisa ficar
posicionado na altura do tórax,
nunca na do pescoço.
Já em marcha, dirija com as
duas mãos no volante. Numa situação de emergência, você pode
perder o controle do carro se não
estiver dirigindo assim.
Ultrapassar pela esquerda
Ao entrar numa via expressa,
não exagere na velocidade, mas
também não vá muito devagar.
Ultrapassagem só deve ser feita
com segurança e pela esquerda.
Sinalize sempre suas intenções,
usando o pisca-pisca. Além disso,
observe se o carro da frente e o de
trás também não estão iniciando
uma ultrapassagem.
Mantenha distância. Soffner ensina a regra dos dois segundos.
Toma-se um ponto qualquer de
referência. Quando o veículo da
frente ultrapassar esse ponto,
conte dois segundos. Mas atenção: contar 1 e 2 não equivale ao
tempo exato. É preciso dizer, por
exemplo, "Curitiba 1, Curitiba 2".
Com chuva, dê quatro segundos.
Cuidado com alterações, como
rebaixamento da suspensão. Isso
pode interferir no equilíbrio e, em
consequência, comprometer as
condições de segurança do carro.
Por fim, Jeter Gomes lembra
que álcool, drogas e volante são
uma combinação explosiva e
aponta que, às sextas-feiras e aos
sábados, o índice de acidentes entre jovens aumenta muito por
causa das festas a que eles vão. A
recomendação é nunca beber antes de dirigir.
(WANDA MIRABILE)
Texto Anterior: Frase Próximo Texto: Etiqueta evita veículos com tração "animal" Índice
|