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PRIMEIRO CARRO
Documento dá dicas de manutenção e conselhos para os novatos ao volante
Antes de pisar nos pedais, leia o manual
FREE-LANCE PARA FOLHA
Antes de colocar o carro em
movimento, é preciso paciência.
O primeiro conselho que Ronaldo
Berg, 56, gerente de engenharia de
serviços da divisão de pós-venda
da General Motors, dá ao proprietário é fazer uma boa leitura do
manual para usar bem o produto.
Marco Aurélio Pacheco, 33, gerente de vendas e marketing de
peças e acessórios da GM, também orienta a leitura. Ele cita o
que acontece com uma pastilha
de freio que não é substituída na
hora certa. "Quem fica adiando a
troca pode ter de repor o disco,
que custa muito mais."
No manual, estão todas as
orientações sobre as revisões,
além dos itens de segurança e a
explicação sobre aquela luz que
acende misteriosamente no painel. Ou seja, ler o livreto acaba
com dúvidas e gera economia.
Carlos Antonio Mathias, 52,
proprietário da Kalú Import (centro de restauração de veículos na
zona norte de São Paulo), afirma
que a forma mais barata de manter o carro é a prevenção.
Aos interessados em saber um
pouco além do ato de pegar no
volante, a Volkswagen oferece um
curso de mecânica para amadores. Ele é ministrado gratuitamente nas próprias concessionárias e
aberto ao público em geral.
Cuidados
Para quem está estreando seu
carro, Marco Aurélio Froes, 43,
analista de assistência técnica da
VW, tem algumas dicas básicas,
mas importantes. Ele aconselha a
abastecer só com gasolina aditivada e em postos de confiança. "O
aditivo elimina a formação de depósitos, evitando a necessidade
de limpeza dos bicos injetores."
Ele lembra também que pneus,
correias e mangueiras costumam
ter vida útil mais curta do que outros componentes. E são fundamentais, pois um problema com
eles pode gerar uma pane.
Fazer rodízio anual ou a cada 15
mil quilômetros pode dobrar a vida útil dos pneus. Troque os dianteiros pelos traseiros, mantendo o
lado. "Pneus gastos desequilibram o carro. Quanto mais gasto,
menor o efeito da frenagem, principalmente em pistas molhadas."
No borracheiro, atenção. Como
ele "vende" o conserto do pneu,
tome cuidado para não pôr em
risco a sua segurança. Se o pneu
do seu carro furou, o simples conserto nem sempre é o indicado.
(WANDA MIRABILE)
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