São Paulo, domingo, 31 de janeiro de 2010

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Civic perde liderança e apela para custo-benefício

Versão intermediária LXL é bem equipada e econômica; chega para segurar o sucesso de vendas do Toyota Corolla, o nº 1 em 2009

DA REPORTAGEM LOCAL

Em outubro, o Honda Civic já encomendava o champanhe com o qual brindaria seu terceiro ano consecutivo na liderança entre os sedãs médios.
Na época, a vantagem acumulada para o rival Toyota Corolla era folgada. Quase 2.000 unidades, a metade do que emplacava mensalmente cada um.
Nesse ritmo, nem se um raio caísse no departamento de vendas da Honda mudariam as coisas. Caíram dois, e de uma vez.
O primeiro foi encomendado pela própria Honda. A chegada do sedã City com preço inflado dividiu a produção e roubou mais vendas do Civic do que a montadora imaginava.
O outro estrondo veio da Toyota. A versão intermediária do Corolla, a GLi, chegou com bom pacote de equipamentos e preço atrativo (R$ 65.750), duplicando suas vendas nos dois últimos meses do ano.
Resultado: foram 54,6 mil Corolla emplacados em 2009 ante 50,2 mil Civic. O champanhe? A Honda pode abrir agora.
O Civic ganha uma versão intermediária (R$ 66.405) focada na relação custo-benefício e incorpora a confortável direção elétrica, como a do Corolla.
Mas, para quem privilegia a "pegada" esportiva do Honda, uma boa notícia. A tecnologia não deixou o volante "anestesiado" em velocidades médias.
Outras inovações da linha 2010 são a diminuição da rotação do motor 1.8 (140 cv) com o carro parado e a substituição do sistema de ventilação, visando a economia de combustível.
Funcionou. No teste Folha-Mauá, o Civic percorreu, na cidade, 7,6 km/l de álcool, número 3% melhor do que o do Volkswagen Voyage 1.6 (104 cv), por exemplo.
E para que o brinde da versão LXL não vire ressaca, é melhor a Honda se apressar. O Corolla 2.0 vai chegar em abril. (FELIPE NÓBREGA)


A Honda cedeu o Civic para teste

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