São Paulo, domingo, 06 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PESQUISA

Margem não garante vitória no 1º turno, diz instituto; Serra se isola em 2º

No Ibope, Lula chega a 50% dos válidos

DA REPORTAGEM LOCAL

Luiz Inácio Lula da Silva registrou 50% dos votos válidos em pesquisa Ibope realizada na sexta-feira e ontem, sua maior marca na série histórica do instituto.
Em tese, o candidato do PT à Presidência tem o percentual necessário para vencer a eleição no primeiro turno, mas a diretora do Ibope Opinião, Márcia Cavallari, adverte que a margem não é suficiente para prever o que acontecerá na votação de hoje. "Esse número pode tanto estimular a militância petista a trabalhar para decidir a eleição agora quanto levar os indecisos não-simpatizantes de Lula a forçar o segundo turno."
Ainda segundo o critério de votos válidos (que exclui brancos e nulos), José Serra (PSDB) tem 22%, Anthony Garotinho (PSB), 17%, e Ciro Gomes (PPS), 10%.
Um fator imponderável, de acordo com Cavallari, "é como o eleitor vai lidar com a urna eletrônica, se vai conseguir traduzir intenção declarada em voto real".
No total de votos, Lula subiu dois pontos percentuais em relação à última pesquisa, feita de 28 a 30 de setembro. Está agora com 45%. Serra e Garotinho oscilaram dentro da margem de erro, de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos. O tucano foi de 19% para 20%. O ex-governador do Rio recuou de 16% para 15%. Ciro caiu dois pontos e aparece com 9%. (RENATA LO PRETE)


Texto Anterior: FHC dá apoio a Serra, mas faz acenos a Lula
Próximo Texto: Lula: PT concede quase tudo para "última cartada" de seu líder
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.