São Paulo, domingo, 06 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pedida cassação da candidatura de Santiago

DA ENVIADA A RIO BRANCO

O Ministério Público Federal protocolou ontem um processo de Investigação Judicial Eleitoral (IJE) no TRE do Acre contra o candidato Ronivon Santiago, que concorre a uma vaga de deputado federal pelo PPB.
O processo, por abuso de poder econômico e compra de voto, pede a cassação da candidatura de Ronivon. Nesse caso, os votos que ele vier a receber seriam invalidados.
Caso ele seja eleito e diplomado antes do julgamento do processo, terá o mandato cassado, se condenado pela Justiça.
Até ontem às 10h (12h de Brasília), a Polícia Federal havia ouvido 20 testemunhas que foram cadastradas por Ronivon. Elas dizem que receberiam R$ 100 para votar nele.
Na ação, foi incluído o nome do senador Nabor Júnior (PMDB), candidato à reeleição, do candidato ao Senado Sérgio Barros (PSDB) e DE Humberto Santiago, candidato a deputado estadual e cunhado de Ronivon. Os depoentes também teriam pedido votos para os três.
Dois "cadastradores" de voto foram transferidos da sede da polícia para o presídio estadual, onde permanecerão à disposição da Justiça.
Uma das presas, Geralda Costa, 52, disse ser analfabeta: "Eu chamava as pessoas para votar nele, mas elas é que escreviam seus nomes na lista".
Um dos delegados da PF encarregados do caso, diz que os "cadastradores" são "pessoas humildes" que não sabiam estar cometendo crime eleitoral.



Texto Anterior: Acre: Reta final é marcada por acusações
Próximo Texto: Ceará: "Onda Lula" pode levar tucano ao 2º turno
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.