São Paulo, domingo, 06 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CEARÁ

"Onda Lula" pode levar tucano ao 2º turno

KAMILA FERNANDES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

Favorito nas pesquisas de intenção de voto ao governo do Ceará, o tucano Lúcio Alcântara tem o apoio das duas maiores lideranças políticas do Estado, Tasso Jereissati (PSDB) e Ciro Gomes (PPS), mas ainda teme que haja segundo turno pela "onda Lula".
Governador três vezes, Tasso nunca enfrentou um segundo turno e deve se eleger ao Senado, possivelmente como um dos mais votados no país -aparece nas pesquisas com 62% dos votos.
Não foram os ataques constantes dos opositores ao governo, dois deles ex-aliados de Tasso até bem pouco tempo, Sergio Machado (PMDB) e Welington Landim (PSB), os responsáveis por abalar a liderança de Lúcio.
A ameaça de ver a eleição levada para o segundo turno surgiu com a queda do presidenciável Ciro -de quem Lúcio foi vice-governador e secretário da Saúde- nas pesquisas, inclusive no Ceará, e a subida do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O beneficiado pelo cenário nacional foi o petista José Aírton Cirilo, nome sem muito destaque no Estado, conhecido por ter administrado o pequeno município de Icapuí duas vezes. Atualmente, ele é vereador em Fortaleza.
Na pesquisa Ibope divulgada ontem, Aírton tem 23% dos votos válidos, contra 50% de Lúcio -a margem de erro é de 2,5 pontos para mais ou menos.
Para crescer, o petista não fez ataques, apenas usou imagens de Lula em seu programa eleitoral e insistiu em dizer que para governar bem, é preciso ter uma boa articulação com o governo federal. Lúcio, como antídoto a essa fórmula, já afirmou que não vai ter dificuldades em se articular com Lula, caso ele vença.



Texto Anterior: Pedida cassação da candidatura de Santiago
Próximo Texto: Outros estados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.