São Paulo, domingo, 05 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Professor deve ser qualificado

DA SUCURSAL DO RIO

O desafio de acabar com o analfabetismo adulto passa também pela melhoria da qualificação dos professores que alfabetizam crianças. Os professores que o Ministério da Educação pretende usar para alfabetizar adultos podem não estar conseguindo ter sucesso com as crianças.
Uma das estatísticas do ministério que sugere isso é a que mostra que a taxa de repetência na primeira série do ensino fundamental -quando a criança deveria se alfabetizar- é de 39,3%, a maior de todas as oito séries desse nível de ensino.
Um estudo feito com professores alfabetizadores pelos pesquisadores João Batista Oliveira e Simon Schwartzman, publicado no livro "A Escola Vista por Dentro" mostra que professores que diziam ter conhecimento dos métodos de alfabetização não sabiam responder adequadamente a perguntas sobre esses métodos.


Texto Anterior: "Só tenho inveja de quem sabe ler"
Próximo Texto: Estados querem atingir 100 mil em três meses
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.