São Paulo, domingo, 05 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Parque abrange 16 cidades de SP

DA REPORTAGEM LOCAL

A extensão do Parque Estadual da Serra do Mar é o maior empecilho à fiscalização por parte do governo do Estado. Trata-se de uma faixa de mata nativa que se estende por 1,2 mil km2, cortando o território de 16 municípios.
Além disso, a política do Estado é de preservação da região, o que restringe o ecoturismo. O parque representa a maior reserva contígua de mata atlântica do país. Inclui a região metropolitana de São Paulo, o Vale do Paraíba e quase todo o litoral.
Essa faixa de terra possui uma das mais belas paisagens de São Paulo. Na temporada de férias, preferida pelos adolescentes para visitá-la de forma clandestina, o parque é enfeitado por quaresmeiras floridas, orquídeas e bromélias raras.
Os que se perdem, afirma o monitor da Olhos da Mata David Souza de Oliveira, passam fome por desconhecer o que representa a mata atlântica em frutas. "Eles vêm atrás de cachoeira e perdem o melhor", afirma.
Frutas como ingá, araçá, cambuci e morango silvestre são abundantes na região. "A gente sempre diz: quando se perder na mata, lembre-se da "lei do CAL". Tudo o que não for cabeludo, amargo ou leitoso é comestível", explica o monitor.


Texto Anterior: Perdidos na selva: Polícia abre temporada de resgate na mata
Próximo Texto: Ecoturismo é fonte de emprego para adolescentes da região
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.