São Paulo, domingo, 05 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Injeções de remédio devem ser limitadas

DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia, Caio Moreira, diz que pacientes com inflamações no ombro não podem realizar mais de três infiltrações de corticóides por ano para alívio desses sintomas.
Alguns desses hormônios têm ação antiinflamatória e analgésica, daí o efeito contra a dor.
Segundo ele, o excesso de aplicações, no entanto, enfraquece as articulações. Isso porque as substâncias injetadas inibem a formação do colágeno, um dos componentes dos tecidos. Para Akira Ishida, professor de ortopedia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), as infiltrações só devem ser realizadas em alguns casos de tendinite calcária do ombro (endurecimento do manguito rotador, conjunto de tendões).
O reumatologista Morton Scheinberg, do Hospital Albert Einstein de São Paulo, explica que as aplicações devem ser feitas com a ajuda do exame de ultra-som, que permite maior precisão do procedimento.
"Antes se fazia o procedimento no consultório, meio às cegas", afirma Scheinberg. "O ultra-som permite a infiltração exatamente na região inflamada."
A aplicação fora da região inflamada garante apenas o efeito sistêmico da droga, por meio de sua dispersão no sangue.
O reumatologista alerta ainda que a aplicação "às cegas" pode machucar os tendões. Por isso os especialistas discutem se, quando não houver meios de fazer o ultra-som, não é melhor a aplicação do corticóide nas nádegas.

Fibromialgia e infarto
De acordo com Scheinberg, as dores no ombro podem ser reflexo de outros problemas que não as inflamações no local, por isso a investigação deve ser cuidadosa. Ele lembra do caso do jornalista Paulo Francis, que, antes de ter um infarto do miocárdio, sofria de dores na região.
Outros problemas que podem levar a dores nos ombros são tumores, a fibromialgia (síndrome que gera dores nas fibras musculares), distúrbios do diafragma e problemas da coluna.


Texto Anterior: Presidente pode ter se excedido nos cumprimentos
Próximo Texto: Entrevista: Antidepressivo é testado em "normal"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.