São Paulo, domingo, 05 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANTÃO MÉDICO

A história sobre o roubo de uma teoria na medicina

JULIO ABRAMCZYK

Na história da medicina, com frequência a preocupação é maior com aspectos bem antigos, com, no mínimo, vários séculos de existência. Dessa forma, são esquecidas as conquistas brasileiras e a repercussão internacional dos avanços.
No livro "Mestres da Dermatologia Paulista", lançado recentemente pela Regional de São Paulo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, é lembrado um caso recente. O professor Abrahão Rotberg nasceu no Rio e a partir dos 13 anos estudou, se formou e passou a lecionar em São Paulo. No dia 12, completa 91 anos. Quase no final da década de 30, revolucionou o conhecimento sobre a hanseníase com a sua teoria "Fator N/Margem Hansen-Anérgica".
A teoria de Rotberg é o fator N de resistência natural à doença e serviu de base, na época, para a denominação das várias fases da afecção. Melhor teria sido, em 1938, quando foi apresentada no 4º Congresso Mundial de Lepra, no Cairo, e no ano seguinte nos EUA, se ele tivesse denominado a sua teoria de "Fator R de Rotberg". A partir de 1967, o Fator N passou a ser atribuído a um norte-americano. "Quem vai querer atribuir a responsabilidade de tão importante teoria a um subdesenvolvido?", observou Rotberg.
Outra contribuição importante de Rotberg foi afastar o estigma sobre a doença, por meio de várias campanhas desencadeadas para o termo "lepra" passar a denominar-se hanseníase.

DERMATOLOGIA

Obra mostra contribuição em SP
A Regional de São Paulo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (tel. 0/xx/11/3105-4933) acaba de lançar "Mestres da Dermatologia Paulista", editado pela Tag&Line, com o apoio dos laboratórios Medley e Janssen-Cilag. Apresenta a trajetória e as contribuições científicas de dez especialistas paulistas: Abrahão Rotberg, Antonio Francisco Defina, Aurélio Ancona Lopez, Alexandre Mello Filho, Luiz Marino Bechelli, Fernando Alayon, Ney Romiti, Nelson Guimarães Proença, Neuza Lima Dillon e Sebastião de Almeida Prado Sampaio.

BIOÉTICA

Curso de especialização na FMUSP
Encerra-se no dia 20 de março, na Faculdade de Medicina da USP, o prazo para inscrições ao Curso de Especialização em Bioética (tel. 0/xx/11/3085-9677). O curso será ministrado de 9 de maio a 13 de dezembro.

E-mail - julio@uol.com.br


Texto Anterior: Entrevista: Antidepressivo é testado em "normal"
Próximo Texto: Gilberto Dimenstein: Como jogar emprego fora
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.