São Paulo, quinta-feira, 19 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

SECA NO PR A seca, que vem castigando o milho, começa a atingir as lavouras de soja no Paraná. Segundo levantamento do Deral, 65% das lavouras estão em boas condições -índice menor que o registrado na semana passada, quando 75% da plantação apresentava condições favoráveis.

PRECOCE
Para Dirlei Manfio, do setor de previsão de safras do Deral, a colheita de soja no Estado está antecipada em relação à safra passada. As primeiras áreas colhidas, cerca de 0,2%, são de cultivares precoces.

RECORDE
A indústria veterinária brasileira comercializou o volume recorde de 366,8 milhões de doses de vacinas contra a febre aftosa no ano passado -com aumento de 5% sobre 2004. Segundo a Central de Selagem de Vacinas, Goiás foi o Estado que mais consumiu a vacina (46,6 milhões de doses).

FERRUGEM NA BAHIA
A ferrugem da soja chegou à Bahia. A Embrapa confirmou ontem dois casos no município de São Desidério. Agora, Roraima é o único Estado que não apresentou a doença na safra atual. No total, já são 483 os focos em todo o Brasil.

SUCO EM QUEDA 1
O preço do suco de laranja continuará em queda, encerrando uma alta de cerca de 40% em 12 meses, à medida que a demanda sazonal do hemisfério Norte desacelera e o Brasil colhe uma nova safra, disse à Bloomberg o analista Daniel Chesler.

SUCO EM QUEDA 2
Segundo Chesler, a cotação do suco deve cair para US$ 1,10 a libra-peso na Bolsa de Nova York nos próximos meses. Ontem, o preço recuou 4,2%, para US$ 1,16, acumulando queda de 11% em sete dias.

AGRONEGÓCIO
Cepea lança índices macroeconômicos
O Cepea estima que uma desvalorização de 10% da taxa de câmbio efetiva do agronegócio pode afetar positivamente, depois de sete meses, as exportações brasileiras do setor na ordem de 4,5%. Esse cálculo reflete as primeiras análises de quatro novos índices macroeconômicos para o agronegócio do Cepea. São eles: Índice de Preços de Exportação do Agronegócio, Índice da Taxa Efetiva de Câmbio do Agronegócio, Índice de Atratividade das Exportações do Agronegócio e Índice de Volume de Exportação.


Texto Anterior: Estiagem: Com seca, catarinenses já temem êxodo rural
Próximo Texto: Mercado financeiro: Risco de colapso paralisa Bolsa de Tóquio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.