São Paulo, quarta-feira, 19 de outubro de 2005

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EVENTO

Clima de festa entre representantes das empresas marca entrega dos troféus aos vencedores da pesquisa Datafolha de 2005

Top of Mind premia marcas mais lembradas

FLÁVIA MANTOVANI
ADRIANA KÜCHLER
DA REPORTAGEM LOCAL

FRANCINE DE LORENZO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Foi em clima de final de Copa do Mundo a entrega dos troféus aos vencedores do prêmio Top of Mind 2005. O evento, realizado na noite de segunda-feira, no Tom Brasil-Nações Unidas, em São Paulo, premiou as marcas mais lembradas pelos brasileiros.
Munidas de cornetas, perucas e bastões de luz, as torcidas uniformizadas comemoravam o resultado da maior pesquisa do gênero no país, feita há 15 anos pelo Datafolha. Foram ouvidas 5.085 pessoas em 127 cidades brasileiras.
Omo, Coca-Cola e Nestlé foram as marcas mais lembradas independentemente de categoria. "É a prova de que a preocupação diária em construir uma marca forte funciona", disse a gerente de marketing da Coca-Cola, Cristina Gonçalves. Para Mario Castelar, diretor de comunicação e serviços de marketing da Nestlé, é muito importante manter um bom relacionamento com o público. "Se uma companhia fosse uma pessoa, ela gostaria que as outras se lembrassem dela", comparou.
O prêmio Top Performance deste ano foi para a Unimed, que venceu a categoria plano de saúde registrando um crescimento de oito pontos em relação ao ano passado. "O resultado reflete a nossa inserção em 80% dos municípios brasileiros e ações de marketing e patrocínio", disse o presidente da empresa, Celso Barros.
Além de revelar as marcas mais lembradas em 40 categorias, o Top of Mind premia as mais citadas por públicos específicos: Top Teen (entre 16 e 20 anos), Top Sênior (mais de 41 anos) e Top Popular (classe C). Entre os mais jovens, venceu a pasta de dente Sorriso. "O sucesso está em manter uma comunicação contínua com nossos consumidores, inclusive os jovens", afirmou Ceci Moresco, diretora de marketing da Colgate-Palmolive, detentora da marca Sorriso.
Para Rodrigo Anzanello, diretor de produtos da Orient (Top Sênior), o sucesso da marca entre o público mais velho está relacionado ao seu maior poder aquisitivo. A Hellmann's registrou mais lembrança na classe C. De acordo com Luciane Matiello, gerente de marketing das categorias de maioneses e margarinas da Unilever, dona da Hellmann's, a conquista reflete "a democracia da marca, que integra um produto de qualidade a preço justo."
Com o maior número de marcas premiadas, a agência de publicidade McCann Erickson responde pelas campanhas de sete empresas que venceram em oito categorias. Para o diretor de criação Milton Mastrocessario, o prêmio marca os 70 anos da agência no país. "É um sinal de que acompanhamos as tendências."


Leia mais sobre o evento na www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2005/topofmind/

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