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EVENTO
Clima de festa entre representantes das empresas marca entrega dos troféus aos vencedores da pesquisa Datafolha de 2005
Top of Mind premia marcas mais lembradas
FLÁVIA MANTOVANI
ADRIANA KÜCHLER
DA REPORTAGEM LOCAL
FRANCINE DE LORENZO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Foi em clima de final de Copa do
Mundo a entrega dos troféus aos
vencedores do prêmio Top of
Mind 2005. O evento, realizado na
noite de segunda-feira, no Tom
Brasil-Nações Unidas, em São
Paulo, premiou as marcas mais
lembradas pelos brasileiros.
Munidas de cornetas, perucas e
bastões de luz, as torcidas uniformizadas comemoravam o resultado da maior pesquisa do gênero
no país, feita há 15 anos pelo Datafolha. Foram ouvidas 5.085 pessoas em 127 cidades brasileiras.
Omo, Coca-Cola e Nestlé foram
as marcas mais lembradas independentemente de categoria. "É a
prova de que a preocupação diária em construir uma marca forte
funciona", disse a gerente de marketing da Coca-Cola, Cristina
Gonçalves. Para Mario Castelar,
diretor de comunicação e serviços
de marketing da Nestlé, é muito
importante manter um bom relacionamento com o público. "Se
uma companhia fosse uma pessoa, ela gostaria que as outras se
lembrassem dela", comparou.
O prêmio Top Performance
deste ano foi para a Unimed, que
venceu a categoria plano de saúde
registrando um crescimento de
oito pontos em relação ao ano
passado. "O resultado reflete a
nossa inserção em 80% dos municípios brasileiros e ações de marketing e patrocínio", disse o presidente da empresa, Celso Barros.
Além de revelar as marcas mais
lembradas em 40 categorias, o
Top of Mind premia as mais citadas por públicos específicos: Top
Teen (entre 16 e 20 anos), Top Sênior (mais de 41 anos) e Top Popular (classe C). Entre os mais jovens, venceu a pasta de dente Sorriso. "O sucesso está em manter
uma comunicação contínua com
nossos consumidores, inclusive
os jovens", afirmou Ceci Moresco, diretora de marketing da Colgate-Palmolive, detentora da
marca Sorriso.
Para Rodrigo Anzanello, diretor
de produtos da Orient (Top Sênior), o sucesso da marca entre o
público mais velho está relacionado ao seu maior poder aquisitivo.
A Hellmann's registrou mais lembrança na classe C. De acordo
com Luciane Matiello, gerente de
marketing das categorias de
maioneses e margarinas da Unilever, dona da Hellmann's, a conquista reflete "a democracia da
marca, que integra um produto
de qualidade a preço justo."
Com o maior número de marcas premiadas, a agência de publicidade McCann Erickson responde pelas campanhas de sete empresas que venceram em oito categorias. Para o diretor de criação
Milton Mastrocessario, o prêmio
marca os 70 anos da agência no
país. "É um sinal de que acompanhamos as tendências."
Leia mais sobre o evento na
www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2005/topofmind/
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