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São Paulo, domingo, 10 de agosto de 2003

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Prestadoras de serviços para empresas aquecem demanda por profissional qualificado e atualizado

Consultoria de informática dá "upgrade" nas oportunidades

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Curiosidade aguçada é um dos principais requisitos para obter sucesso na área de informática. Sede de aprender, rapidez para a absorção de novas tecnologias, concentração e criatividade são outras teclas nas quais os consultores de recursos humanos sempre batem ao descrever o perfil ideal para programar a carreira nesse segmento.
A exemplo das demais áreas do setor de serviços, em informática a terceirização é crescente. E são justamente as consultorias que apresentam a maior demanda por profissionais. "Quanto mais projetos, maior é a oportunidade de emprego", afirma Silvana Paconelli, 40, gerente de RH da Sondaimarés, que atua no campo de tecnologia da informação (TI). Até o final deste ano, a empresa espera ampliar o quadro de funcionários de 1.900 para até 2.100.
Apesar dos períodos de ressaca econômica, o segmento cresce no Brasil acima da média do mercado. Empresas de RH apontam que nos últimos meses têm sido oferecidas muitas vagas, sobretudo para níveis operacionais. No site da consultoria Catho, eram ofertadas mais de 5.600 em informática no início deste mês.
Eu Koan Song, diretor técnico da RH Info, ressalva, contudo, que a concorrência no segmento é grande. "A cada dia entra mais gente na área de informática. Está muito concorrida, mesmo para quem tem qualificação", diz.
Cauteloso, José Alberto de Matos, 47, coordenador dos cursos de MBA em Tecnologia da Informação Aplicada a Negócios da Faculdade Senac, avalia que não são todos os campos que estão em expansão. Matos relembra a explosão das empresas "pontocom" e a quebradeira que se seguiu. "Os oportunistas foram banidos. Houve uma seleção natural. Entramos agora em um patamar de estabilidade", avalia.

Plugados
Matos diz, porém, que o segmento de inteligência de negócios (BI, na sigla em inglês), no qual se insere o campo de tecnologia da informação, está em alta. O desempenho é justificado pela busca de eficiência por empresas em um ambiente competitivo. Levantamento do grupo Gartner aponta que o mercado mundial de inteligência de negócios e de "Data Warehousing" (armazenamento e análise de dados para apoio às decisões) deve crescer até 2006 a um ritmo de 11,6% ao ano.
Profissionais de TI que possuem competência de gestão de negócios, além do conhecimento técnico, estão entre os mais valorizados. Para orientar empresas, conhecimento profundo do negócio do cliente e visão geral do funcionamento do mercado são fundamentais. Os especialistas observam que há um intervalo entre a formação básica da graduação e o que o mercado solicita. Por isso a importância de especializações em TI. "Não basta ter conhecimento técnico, tem de ter conhecimento de negócios", diz Matos.
Para as atividades de suporte, implantação e assistência técnica na área de informática básica, um curso técnico pode ser suficiente, embora restrito. Consultores de negócios, por sua vez, precisam no mínimo da graduação, aliada a alguma especialização, certificado ou MBA. O lema é: a experiência passada não garante sucesso no futuro, pois as situações são inovadoras.
Atualizações, por conta própria ou com auxílio de instituições de ensino, são aconselhadas por analistas devido à velocidade do avanço da tecnologia. "Deve-se estar plugado o tempo inteiro", ensina Matos. (SILVIA RIBEIRO)

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