Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Medalhistas em Londres-2012 são flagrados no doping

ATLETISMO Americano Tyson Gay e os jamaicanos Asafa Powell e Sherone Simpson estão fora de Mundial

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Três dos principais velocistas do mundo foram flagrados em exames antidoping que vieram ontem à tona.

Horas após o americano Tyson Gay anunciar que testara positivo em um controle, o agente dos jamaicanos Asafa Powell e Sherone Simpson disse que seus clientes também haviam sido flagrados com substâncias ilícitas.

Os atletas estão suspensos preventivamente e não poderão disputar o Mundial de atletismo, que ocorrerá de 10 a 18 de agosto em Moscou.

As amostras de urina de Powell, ouro em Londres-2012 no revezamento 4x100 m, e de Simpson, prata no revezamento 4x100 m feminino na mesma Olimpíada, foram coletadas mês passado, durante o campeonato jamaicano, que era seletiva do Mundial.

Nas análises de ambos foi identificado o estimulante oxilofrina, substância que é proibida pela Wada (Agência Mundial Antidoping).

A substância é usada sobretudo para o tratamento de hipotensão -pressão baixa.

"Quero deixar claro que nunca tomei substâncias proibidas de propósito. Jamais fui um trapaceiro", escreveu Powell no Twitter.

Ex-recordista mundial dos 100 m, ele afirmou ainda que abriu uma investigação junto de seu estafe e que vai cooperar com as autoridades.

O atletismo jamaicano já havia sido atingido por um outro caso escandaloso, revelado há exatamente um mês.

A bicampeã olímpica dos 200 m Veronica Campbell-Brown, 31, testou positivo para um diurético proibido após exame realizado em maio, em um torneio em Kingston.

Já Tyson Gay, prata no revezamento 4x100 m em Londres-2012 e detentor até então do melhor tempo de 2013 nos 100 m (9s75), não revelou a substância que foi detectada em seu diagnóstico.

"Não tenho história de sabotagem. O que aconteceu é que pus minha confiança em alguém e não deu certo", disse o americano, que pediu a abertura da contraprova -o resultado deve sair em breve.

Gay não participou do Mundial de Daegu-2011, na Coreia do Sul, devido a lesão no quadril, e não conseguiu voltar ao seu melhor nível para os Jogos de Londres. Terminou os 100 m em quarto.

No entanto, pelo seu desempenho neste ano, era um dos principais candidatos a desbancar Usain Bolt no Mundial na capital russa.

MAIS CASOS

Segundo a agência Reuters, outros três atletas jamaicanos teriam sido pegos em outros testes antidoping. Mas eles ainda não tiveram seus nomes revelados pela associação de atletismo do país.

Os agentes de Bolt, bicampeão olímpico dos 100 m e dos 200 m, e Yohan Blake, atual campeão mundial dos 100 m, afirmaram que seus clientes não estão envolvidos no escândalo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página