UOL


São Paulo, domingo, 10 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atletas têm de se envolver, diz secretária Paula

DO PAINEL FC

Na tarde do dia 25 de junho passado, um grupo de atletas invadiu o Congresso Nacional e paralisou temporariamente as sessões da Câmara e do Senado. Liderados pela secretária nacional de Alto Rendimento, a ex-jogadora de basquete Paula, e pelo iatista Lars Grael, secretário estadual de Esporte de São Paulo, eles foram recebidos pelos presidentes das duas Casas -João Paulo Cunha (Câmara) e José Sarney (Senado).
Tratou-se do primeiro ato organizado dos esportistas em defesa de uma lei de incentivo para o setor. Ouviram de João Paulo e Sarney a promessa de empenho do Congresso. Segundo a própria Paula, porém, a falta de conscientização e mobilização da categoria é um obstáculo no processo para tentar aprovar o projeto.
"O problema dos atletas é que eles não conseguem enxergar o que há por trás disso. Vêem o lado dele, que é a falta de patrocínio, mas não o contexto geral, de criar uma política de esportes para o país", criticou a secretária.
Paula comparou os esportistas com artistas e produtores culturais e disse que estes são bem mais organizados. "Precisamos da força dos atletas. É o que a cultura sempre faz, mas nós não. Quando querem alguma coisa, eles vão ao Congresso, ao presidente. Não importa como, tem que chegar lá o desejo da classe de que se olhe mais para o esporte."
Em maio, por exemplo, produtores e cineastas contestaram as regras de patrocínio das estatais estabelecidas na gestão Lula. Após as queixas, o governo anulou o ponto de discórdia, a exigência de contrapartida social em projetos culturais patrocinados pelas estatais.
Paula defendeu que o debate entre os atletas sobre o projeto seja ampliado, sob a pena de ser criada uma lei inconsistente. "A proposta tem de ser debatida, amarrada, para que a lei não vire motivo de chacota, como muitas por aí. É preciso que deixe um legado para o país."
Segundo a secretária, novo encontro da classe deve ocorrer no Conselho Nacional de Atletas. O órgão, criado em 2000 e presidido por Lars Grael, é um colegiado de assessoria ao Ministério do Esporte.(FV)

Texto Anterior: Saiba mais: Gestão Queiroz vitamina esporte de rendimento
Próximo Texto: Basquete: CBB corta vaga paulista no Nacional-04
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.