São Paulo, domingo, 26 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Torcedores são entusiasmados

DA REPORTAGEM LOCAL

"O torcedor turco é o mais fanático do mundo. Eu nunca vi nada igual." A frase dita pelo técnico Carlos Alberto Parreira define bem o que representa o futebol para os turcos -esporte preferido da maioria dos 66,6 milhões de habitantes do país.
Na Turquia, há mais de dez jornais especializados no esporte mais popular do planeta. O maior deles leva o nome de "Fanatic".
"Para eles (turcos), os seus jogadores são os melhores do mundo. O time pode até estar mal, mas eles nunca deixam de incentivar", disse o brasileiro Taffarel, goleiro do Galatasaray, um dos times mais populares da Turquia, com 16,5 milhões de torcedores.
Essa paixão, porém, muitas vezes descamba para a violência. Os torcedores turcos estão entre os mais temidos da Europa.
Neste ano, eles protagonizaram com os hooligans ingleses verdadeiras batalhas urbanas nas semifinais e finais da Copa da Uefa, que resultaram em duas mortes e mais de 15 pessoas feridas.
Em meio às comemorações do título do Galatasaray, em Istambul, três pessoas morreram e dezenas ficaram feridas. (EAR)


Texto Anterior: País tem força nos bastidores
Próximo Texto: Paradesporto: Brasileiro amputado vence em Nova York
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.