Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Iraque anuncia caçada a terroristas no país

EUA oferecem recompensa de US$ 10 milhões por informações que levem a capturas

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Em meio a uma crescente onda de violência, o premiê iraquiano, Nuri al-Maliki, ordenou ontem que seja realizada uma ampla operação de captura de terroristas no norte e no oeste do país.

Enquanto isso, os EUA ofereceram uma recompensa de US$ 10 milhões em troca de informações "que ajudem as autoridades a matar ou capturar" terroristas no Iraque.

No sábado, durante as comemorações pelo fim do ramadã (o mês sagrado dos muçulmanos), uma série de carros-bomba deixou mais de 70 mortos, principalmente xiitas. A Al-Qaeda reivindicou a autoria dos atentados.

Ontem, novos episódios de violência mataram mais sete pessoas.

As explosões foram os últimos ataques de uma onda de violência no Iraque nos últimos meses, que elevou o total mensal de mortes para os maiores níveis em cinco anos, segundo dados da ONU.

Em comunicado, os EUA condenaram os ataques e afirmaram que os responsáveis são "inimigos do islã e um inimigo comum dos EUA, do Iraque e da comunidade internacional".

Os EUA declararam ainda que irão trabalhar em estreita colaboração com o governo iraquiano para tentar enfrentar a rede terrorista Al Qaeda, que é sunita, e discutir esse tema durante a viagem prevista do ministro das Relações Exteriores, Hoshiyar Zebari, na próxima semana, a Washington.

Conforme a TV iraquiana, Maliki já deu ordens aos chefes das forças de segurança nas províncias de Al Anbar (no oeste) e Nínive (no norte) para lançar a caçada.

O chefe de segurança do país, general Mozahar al Ezaui, anunciou a captura de uma célula de cinco supostos membros da Al Qaeda que seriam responsáveis por executar ataques anteontem no sul do Iraque.

O atual pico de violência faz reacenderem os medos de que o Iraque caia em uma guerra sectária entre xiitas e sunitas similar à de 2006/07, que deixou como saldo milhares de mortos.

O conflito na Síria agrava o problema, já que o ditador Bashar al-Assad é alauita (uma facção do islã xiita).

Os rebeldes que lutam há mais de dois anos pela deposição de Assad são da maioria sunita.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página