Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Caso Snowden emperra agenda positiva dos países

DE WASHINGTON

A agenda positiva que diplomatas dos dois países esperavam poder anunciar durante a visita de Estado da presidente Dilma Rousseff aos EUA em outubro também parece emperrada.

Apesar da criação, no ano passado, de uma comissão para estudar o fim da exigência de visto aos turistas brasileiros no país, diplomatas acham impossível o assunto avançar depois das revelações sobre a espionagem americana.

O Chile, que foi incluído no programa de isenção de vistos, aceitou criar um sistema para reportar o extravio de passaportes e compartilhar bases de dados de segurança com os americanos, algo que dificilmente o Brasil concordaria em fazer.

Não há sinal de que os EUA decidam apoiar a demanda brasileira por um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU.

No lado comercial, as divergências têm crescido. Para muitos diplomatas brasileiros, os americanos estão aproveitando o enfraquecimento da Organização Mundial do Comércio (OMC) para promover dois blocos comerciais que isolariam o Brasil (e a China): a Aliança Transatlântica, com países europeus, e a Parceria Transpacífica. Funcionários dos Departamentos do Tesouro e do Comércio, que também pediram anonimato a ser ouvidos pela reportagem, dizem que o Brasil "precisa decidir o que quer com o comércio". (RJL)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página