Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Palestinos libertados são recebidos com festa

Os 26 prisioneiros chegaram ontem à Cisjordânia e a Gaza; ação gerou protestos em Israel

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Os 26 prisioneiros palestinos libertados ontem por Israel foram recebidos como heróis em Gaza e na Cisjordânia. Eles estavam reunidos na prisão de Ayalon, situada em Ramle, nos arredores de Tel Aviv.

Um grupo de 11 presos foi levado até a passagem de Betunia, na Cisjordânia, para serem entregues à Autoridade Nacional Palestina (ANP), que preparara uma cerimônia de boas-vindas na Muqata (sede da Presidência), em Ramala.

O outro grupo, de 15 palestinos, cruzou para a faixa de Gaza pela passagem de Erez.

Os 26 presos são os primeiros de um total de 103 palestinos que cumprem pena em Israel por delitos cometidos antes dos Acordos de Oslo (1993) e que receberão indulto como garantia israelense nas negociações de paz que começam hoje, na cidade de Jerusalém.

A prisão de Ayalon serviu de ponto de parada nas últimas 24 horas para os presos, que cumpriam penas em diferentes centros penitenciários de Israel.

O site do jornal "Yedioth Ahronoth" informou que ativistas israelenses de direita tentaram bloquear a passagem das caminhonetes nas quais estavam os prisioneiros para evitar sua libertação, mas foram dispersados pela polícia.

Israelenses e palestinos não negociavam desde 2010, quando os palestinos se retiraram do diálogo porque o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, se negou a renovar uma moratória que tinha declarado dez meses antes na construção de assentamentos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página