Marina
Rosenfeld
Karina Costa (colaboração)
especial para o GD
Um novo semáforo promete revolucionar o tráfego
de veículos brasileiro: mais leve, compacto e com diodos
emissores de luz de alto brilho, o Semáforo Plano,
desenvolvido pelo Instituto de Física de São
Carlos da Universidade de São Paulo (USP), promete
em pouco tempo substituir o tradicional.
Com um consumo de eletricidade 10 vezes menor, um sistema
de baterias mantém seu funcionamento durante uma hora
e meia em caso de queda de energia, o que ajudaria a evitar
caos no trânsito.
Com aparência semelhante à tela de um monitor
de cristal líquido, o semáforo tem vida útil
de 50 mil horas, superior aos modelos convencionais, que duram
entre cinco e oito mil horas. O farol é bem menor e
mais leve que os tradicionais - enquanto que um semáforo
comum pesa 20 quilos, o plano pesa no máximo dois.
Além de mais eficiente, a tecnologia também
é mais barata que a convencional, 20% a menos, e de
fácil manutenção.
O produto está hoje em fase de desenvolvimento e busca
empresas que queiram investir na sua produção.
Apesar de não haver nenhuma parceria fechada, as prefeituras
de Ribeirão Preto, Franca e São Carlos, no interior
de São Paulo, já se dispuseram a usar o semáforo.
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