Marina
Rosenfeld
Karina Costa (colaboração)
especial para o GD
Um estudo recém divulgado pela
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) revelou que o
uso de computadores para fazer tarefas escolares pode prejudicar
o desempenho dos alunos.
A situação se agrava ainda mais entre os alunos
mais pobres e mais jovens. De acordo com o levantamento, aqueles
com menor condição financeira e que afirmaram
usar o computador raramente tiveram nota pior do que os que
nunca usaram, com uma diferença media de 25 pontos
em português e 15 pontos em matemática. Essa
diferença nas notas foi ainda maior quando os alunos
disseram usar sempre o computador.
Entre os que alegaram usar o computador freqüentemente,
independentemente da classe social, o desempenho foi sempre
pior do que entre os que nunca usaram.
A pesquisa constata apenas estatisticamente que os alunos
que sempre usam o computador para suas tarefas têm o
pior desempenho. Não há, no entanto, explicações
por que o uso dessa ferramenta piora as notas e por que o
efeito é mais perceptível entre crianças
de classes sociais mais baixas.
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