Marina
Rosenfeld
Karina Costa (colaboração)
especial para o GD
Ao contrário do que geralmente acontece num processo
de seleção de professores, feito por meio de
concursos ou indicações, no município
de Cajamar em São Paulo, os próprios professores
das escolas públicas escolhem seus colegas de trabalho.
Para isso, fazem uma análise minuciosa da formação
profissional, da trajetória escolar e das propostas
dos candidatos às vagas para a rede de ensino. Os professores
de Cajamar observaram todos esses itens durante a seleção
para as funções de Supervisor, Assistente Pedagógico,
Assessor Pedagógico e Vice-Diretor, cargos distribuídos
entre a Diretoria de Educação e as escolas locais.
Passado o processo de avaliação, os profissionais
selecionados desenvolverão seus projetos durante um
ano na rede municipal. Após esse prazo, a atuação
de cada um e a condução do projeto serão
avaliados novamente pelos Conselhos de Escola e pela Comissão
Especial do Magistério, formada por diretores de todas
as escolas do município e 10% dos professores de cada
unidade escolar. Caso o desempenho do profissional não
seja avaliado de forma satisfatória, ele deverá
deixar a função dando lugar para outro selecionado.
O objetivo do projeto é propor uma gestão democrática
onde os próprios educadores possam escolher com quem
vão trabalhar, compartilhando assim as responsabilidades
da rede. A idéia surgiu a partir de uma demanda da
rede de ensino que queria participar de forma mais ativa da
gestão. A diretora de ensino de Cajamar, num acordo
com o prefeito da cidade, conseguiu por em prática
o projeto. É a primeira vez que no município
que a escolha dessas funções é realizada
pelos próprios educadores.
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