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da Redação
Funcionários das escolas municipais
de São Paulo que tiverem bom desempenho poderão
ganhar bônus. Em exclusividade ao Mais São
Paulo, o secretario municipal de educação,
Alexandre Schneider, disse que pretende premiar desde o diretor
ao faxineiro que contribuir para a melhora do aprendizado
dos alunos.
A proposta é incentivar
toda a comunidade escolar a estimularem o interesse das crianças
e adolescentes pelo estudo. Dessa forma, os profissionais
da educação passam a receber mais e os estudantes
aprendem melhor. Esta medida tende a fazer de São Paulo
uma cidade da vanguarda educacional, assim como acontece recentemente
com Nova York.
Pais poderão cobrar professor
municipal
Com a elaboração das "expectativas
de aprendizagem", famílias saberão o que
escolas devem ensinar
Definir o que as crianças devem
aprender em cada disciplina, a cada ano do ensino fundamental.
E divulgar esses conteúdos para que os pais possam
acompanhar -e, se necessário, cobrar- o que está
sendo ensinado na sala de aula. A estratégia da Secretaria
Municipal da Educação para melhorar a qualidade
do ensino na cidade é apostar nessas chamadas "expectativas
de aprendizagem".
Desde o fim de 2006, um grupo formado por professores da rede
e consultores de ensino público discutem o que os alunos
devem aprender em cada etapa do ensino para estipular um conteúdo
básico dividido por área. Na semana passada,
as escolas municipais já começaram a receber
as matrizes curriculares de algumas séries para que
comecem a analisá-la e dêem sua opinião.
"Queremos definir essas expectativas junto com os professores,
para que sejam viáveis e possam ser aplicadas na prática.
Será um mecanismo orientador", explica o secretário
municipal da Educação, Alexandre Schneider.
"Também é um direito dos pais, dos alunos
e de toda a sociedade saber o que as crianças devem
aprender a cada ano e acompanhar tudo isso. Eles serão
juízes do processo."
Para o secretário, a definição das expectativas
também ajudará a aprimorar a avaliação
da rede. "Todas as escolas saberão o que será
cobrado delas e, nas que não tiverem bom desempenho,
poderemos intervir."
O presidente do Sinpeem (o sindicato dos professores municipais),
Cláudio Fonseca, é a favor de que se estabeleça
um currículo básico para dar unidade à
rede. "É preciso cuidado para não tirar
a liberdade da escola, mas vejo a medida com bons olhos e
acho que ela deve ser divulgada para os pais." As famílias,
no entanto, só terão conhecimento das "expectativas
de aprendizagem" no início do ano que vem.
Neste ano, a volta às aulas, marcada para quarta-feira,
também terá mudanças: as salas de leitura
e de informática voltam à grade curricular (no
ano passado, ocorriam no período contrário ao
das aulas curriculares) e cerca de 90 mil alunos que estavam
em escolas com três turnos (o que permitia apenas quatro
horas diárias de aula) passam para dois turnos, com
cinco horas de aula por dia.
O projeto
As "expectativas de aprendizagem" são
definições do que os alunos devem aprender em
cada disciplina, a cada ano do ensino fundamental
Foram determinadas por um grupo formado
de educadores da própria rede municipal e de consultores
externos
Estão sendo enviados às
escolas para que todos os professores possam dar sugestões
e fazer críticas
Após finalizadas, as
"expectativas de aprendizagem" serão divulgadas
aos pais, para que possam acompanhar o trabalho das escolas
e, se necessário, cobrar os professores
Daniela Tófoli
Folha de S.Paulo
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