Erika Vieira
Educomunicação reduz em 37% o índice
de repetência entre os alunos da rede pública
de Niterói (RJ). O resultado foi obtido – em
avaliação realizada pelo Instituto de Pesquisa
em Ciências Sociais (IPCS) da Universidade Federal Fluminense
- entre as escolas municipais que participaram do projeto
Educomunicar, implantado pela entidade
Bem TV em parceria com o Instituto Unibanco.
Em funcionamento desde 2006, o projeto
estimula as escolas a desenvolverem um plano de mídia
próprio para cada realidade escolar. Diversas experiências
deram certo e continuam sendo usadas pelas instituições
de ensino até hoje. Um exemplo é a Escola Municipal
Lúcia Moreira que criou uma rádio e um site,
atualizado pelos próprios alunos no laboratório
de informática da instituição.
Já na Escola Municipal Helena
Antipoffi o Projeto Político Pedagógico virou
um vídeo. Assim, além de aprenderem técnicas
de comunicação as propostas de ensino são
disseminadas para toda a comunidade. Os alunos também
fizeram uma maquete para representar como seria a escola ideal.
O processo das atividades educomunicativas
envolvem exercícios interessantes, como pesquisas formulados
pelos estudantes com os funcionários da escola. Numa
primeira etapa eles se aproximam dos funcionários para
realizarem entrevistas para os vídeos, depois os resultados
são trabalhados nas aulas de matemática, usando
tabulação e porcentagens. Por fim, o produto
de audiovisual fica pronto.
Tem também a Escola Municipal Mariângela Moreira Pinto, na
qual criaram um jornal, o "Fala Mariângela" e todo um projeto
de análise da mídia. As crianças visitam jornais, o Museu
da Imprensa, criaram uma "banca" na Escola com produção dos
alunos.
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