Num mundo
cada vez mais globalizado, o domínio da língua
inglesa pode ser mais um fator de exclusão para as
populações carentes. A falta de conhecimento
do idioma dificulta a obtenção do emprego, reduz
as oportunidades de ascensão social e impede o acesso
a informações contidas em livros, revistas,
jornais e na internet.
Hoje o inglês é a primeira ou segunda língua
de cerca de 1,5 bilhão de pessoas, o equivalente a
25% da população mundial, e o idioma oficial
de 85% das organizações internacionais. Apesar
deste quadro, o ensino de inglês não é
prioridade do Ministério da Educação
(MEC), que não inclui livros de língua estrangeira
no material didático distribuído gratuitamente
na rede pública de ensino.
Aumentar o acesso das comunidades carentes brasileiras ao
aprendizado de inglês é um dos grandes desafios
da Educação contemporânea e tema do Simpósio
Internacional "Inglês no mundo contemporâneo:
ampliando oportunidades sociais por meio da educação",
que vai reunir em 26 de abril 60 representantes dos segmentos
de políticas públicas, setor privado, mídia
e ONGs, além de representantes da comunidade brasileira
do ensino de inglês no Centro Brasileiro Britânico
(Rua Ferreira de Araújo, 741, Pinheiros). O encontro
é promovido pela TIRF – TESOL International Research
Foundation, única fundação internacional
dedicada ao desenvolvimento e disseminação da
pesquisa e da prática no ensino-aprendizagem de inglês.
Participam do encontro membros da TIRF como Koffi Edoh (consultor
do Banco Mundial, onde trabalhou dez anos como especialista
em educação), Donald Freeman (Diretor do Centro
de Educação, Capacitação e Pesquisa
para Professores de Línguas da School for International
Training), Thierry Pedros (Diretor das Séries Internacionais
Didáticas da Disney Publishing Worldwide), Joanne Dresner
(Presidente do setor de Ensino da Língua Inglesa da
Pearson Longman), Terry Toney (Diretor da Divisão de
Costumer Services do British Council).
O grupo de debatedores brasileiros será formado por
Maria Antonieta Celani, única brasileira do conselho
da TIRF (professora emérita da Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo, onde fundou o Programa
de Pós-Graduação em Lingüística
Aplicada ao Ensino de Línguas), Luiz Paulo da Moita
Lopes (professor de Lingüística Aplicada da UFRJ),
Flávio Pimenta (presidente da Associação
Meninos do Morumbi), o economista Paulo Rabello de Castro
(presidente SR Rating) e os jornalistas César Tralli
(Rede Globo) e Gilberto Nascimento (editor da seção
IstoÉ Cidadania, da revista IstoÉ).
O encontro vai colocar em debate o papel do inglês
na expansão da mobilidade e das oportunidades sociais
por meio da educação, com três objetivos.
O primeiro é a formulação de questões-chave,
sociais, econômicas e educacionais sobre o papel do
inglês na criação de oportunidades sustentadas
de acesso e de mobilidade social na sociedade brasileira.
O segundo é a seleção de prioridades
para pesquisa e políticas de desenvolvimento. O último
objetivo é desencadear o processo de identificação
das melhores práticas reais e potenciais para se enfrentar
as necessidades detectadas.
O simpósio é realizado com apoio da Spencer
Foundation, fundação de pesquisa educacional
sediada nos Estados Unidos, além da colaboração
da Cultura Inglesa, British Council, Consulado dos Estados
Unidos e World Learning do Brasil.
As informações são
do Instituto Ethos de Responsabilidade Social.
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