Erika Vieira
A EMEI Zilda de Franceschi, localizada na Vila Madalena,
zona oeste da cidade de São Paulo, atende 260 crianças
em tempo integral. Os alunos passam cerca de oito horas na
escola, transformando o ambiente em um segundo lar, o que
aumenta o interesse dos pais em participar mais do cotidiano
escolar.
“Estamos sempre pedindo a participação
dos pais”, explica a coordenadora pedagógica
Marisete de Baros Nardone. A inclusão da comunidade
nas questões da escola vem desde a elaboração
do Projeto Político Pedagógico, os pais opinam
sobre como deve ser transmitido o aprendizado. ”O desenvolvimento
do Projeto Político Pedagógico é uma
coisa diferenciada das outras escolas públicas porque
temos a participação coletiva”, diz Marisete.
Um exemplo de integração é o Projeto
Som, Cores e Sabores da Literatura que reúne os pais
para lerem histórias aos filhos.
A parceria com outras instituições também
contribui para garantir um ensino de qualidade em tempo integral.
“Parceria é fundamental. Temos com o Brincar,
Cidade Escola Aprendiz, FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
da USP), o posto de saúde e outros”, fala a coordenadora.
No caso da FAU a junção com a EMEI produzirá
benfeitorias não apenas para os alunos, mas para toda
comunidade. Os arquitetos da universidade estudam transformar
o espaço externo da escola em um local público
de fato, um lugar educativo aberto à população.
Além dessas iniciativas outros espaços são
utilizados como extensão escolar. Os professores usam
a Praça Elder Sader, que fica no mesmo bairro, para
promoverem festas em conjunto com outras entidades, como a
EMEF Olavo Pezzotti e o posto de saúde.
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