São Paulo, domingo, 07 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para 25%, denúncias favorecem tucano

DA REPORTAGEM LOCAL

A pesquisa Datafolha aponta o pré-candidato José Serra (PSDB) como o mais beneficiado pela divulgação da suspeita de um esquema de propina na prefeitura petista de Santo André.
Do total da amostra, 25% dos consultados responderam que Serra foi o mais favorecido politicamente com a revelação do suposto esquema de corrupção na administração Celso Daniel.
Lula foi considerado por 42% dos entrevistados como o mais prejudicado pela divulgação do caso. Em relação ao eventual desgaste dos candidatos, contudo, 41% dos ouvidos pelo Datafolha não sabem dizer quem foi o mais prejudicado.
Lula chegou a ser indicado como o segundo beneficiado, por 9% dos entrevistados. É expressivo o percentual (46%) dos entrevistados que dizem não saber a quem a denúncia mais favoreceu.
Pela ordem, seriam mais beneficiados: José Serra (PSDB), Lula (PT), Ciro Gomes (PPS) e Anthony Garotinho (PSB). Com participação inexpressiva nas respostas, os pré-candidatos Rui Costa Pimenta (PCO), Zé Maria (PSTU), citados, cada um, por apenas 1% dos entrevistados.
Quanto aos mais prejudicados, a lista é encabeçada por Lula (42%), Garotinho, Ciro Gomes e José Serra (cada um com 4%), seguidos por Costa Pimenta e Zé Maria (cada um, igualmente, com apenas 1% das opiniões).
Em janeiro, a Folha antecipou os sinais de que as relações suspeitas envolvendo administradores municipais e empresas fornecedoras de serviços à Prefeitura de Santo André poderiam ter reflexos na campanha presidencial.
No início das investigações sobre o sequestro e assassinato do prefeito Celso Daniel, o jornal revelou que o governo estadual, do PSDB, havia meses vinha monitorando os negócios da prefeitura petista. E que as investigações sobre a presença do empresário Sérgio Gomes da Silva no episódio do sequestro abririam espaço para que viessem à tona os negócios do PT com empreiteiros e fornecedores e as suspeitas de esquemas ilegais de financiamento de campanhas eleitorais. (FV)


Texto Anterior: Datafolha: 49% acreditam em propina em Sto. André
Próximo Texto: Ciro cresce 7 pontos e empata com Serra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.