São Paulo, domingo, 08 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Polêmicos, hoje "Os Simpsons" chegam ao país

DA REDAÇÃO

O canal pago Fox exibe hoje, às 20h30, o polêmico episódio do desenho animado "Os Simpsons" em que a família do título visita o Brasil, mais especificamente o Rio de Janeiro.
A polêmica ficou por conta do governo brasileiro, que não gostou do modo como o país foi retratado no seriado. Além de cometer vários erros grosseiros (os brasileiros falam com sotaque espanhol, a Amazônia é vizinha do Rio), o episódio pinta uma imagem nada desejável da cidade (um dos personagens é sequestrado, há cobras e macacos nas ruas).
Na época em que o desenho foi exibido nos EUA, em abril, o porta-voz de Fernando Henrique Cardoso disse que o presidente não tinha visto o programa, mas repudiava que se retratasse erroneamente o Brasil. O presidente da Riotur, José Eduardo Guinle, chegou a ameaçar processar a Fox, que produz o seriado.
A produção do desenho pediu desculpas, mas aproveitou para provocar FHC: "Pedimos desculpas à amável cidade do Rio de Janeiro", disse o produtor James L. Brooks. "Se isso não resolver a questão, Homer Simpson se oferece para lutar com o presidente do Brasil no "Celebrity Boxing" [programa de TV americano em que celebridades lutam boxe"."
Esta noite, antes do desenho, o canal Fox exibirá um comunicado em que se exime de responsabilidade sobre o conteúdo.


OS SIMPSONS - O FEITIÇO DE LISA. Quando: domingo, às 20h30, na Fox.


Texto Anterior: Janio de Freitas: Contrários, mas favoráveis
Próximo Texto: Brasil profundo: Polícia liberta "primo" de Lula que fazia trabalho escravo em Rondônia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.