São Paulo, domingo, 21 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAMPO MINADO

Grupo invade acampamento e mata 5 sem-terra

THIAGO GUIMARÃES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

JAIRO MARQUES
DA AGÊNCIA FOLHA

Cinco integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) foram mortos e 13 ficaram feridos na tarde de ontem durante invasão ao acampamento Terra Prometida, em Felisburgo (região do Vale do Jequitinhonha, a 731 km de Belo Horizonte).
Segundo o sargento Marcos Roberto de Oliveira, da PM de Almenara, cerca de 15 homens encapuzados invadiram o acampamento, que fica na fazenda Nova Alegria, por volta das 14h30 de ontem. Eles teriam chegado atirando e ateando fogo em barracas.
A fazenda, que fica a 22 km da centro do município, foi invadida em maio de 2002 pelo MST. Cerca de 200 sem-terra vivem no local. O proprietário, segundo a PM, teria residência na Bahia e não foi encontrado ontem.
Segundo o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), houve uma vistoria na área após a invasão e parte da fazenda, que tem cerca de 2.000 ha, é composta de terras devolutas.
Até as 20h de ontem, a PM fazia buscas na região à procura dos assassinos. Segundo a polícia, o rastreamento também era feito em cidades do sul da Bahia, pois a PM recebeu informações de que o grupo teria fugido por uma estrada que dá acesso àquela região.
Onze sem-terra feridos foram levados para o hospital municipal de Felisburgo. Outros dois, em estado mais grave, foram transferidos para Teófilo Otoni. Segundo o médico José Geraldo Souza, diretor do hospital, todos foram feridos à bala. Um menino de 12 anos está entre os feridos e tem uma bala alojada no rosto.
O ouvidor agrário nacional, Gercino José da Silva Filho, e o ministro Nilmário Miranda, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, foram informados do conflito e devem ir até o local, de acordo com o Incra.


Texto Anterior: Dinheiro: Ajuda a bancos já era prevista, diz Palocci
Próximo Texto: Elio Gaspari
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.