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MÍDIA
Lula tem coragem, Ciro é moderno, e Serra, equilibrado, indica rastreamento por telefone
Pesquisa levanta pontos positivos dos candidatos
RENATO FRANZINI
DA REDAÇÃO
Rastreamento feito pelo Datafolha com eleitores que têm telefone
fixo em casa indicou a imagem
que os candidatos passam no horário eleitoral gratuito na TV.
Numa média de pesquisas feitas
na quarta e na sexta, o instituto
verificou que Luiz Inácio Lula da
Silva (PT) é visto como corajoso
por 43% dos entrevistados; Ciro
Gomes (PPS), como moderno e
inovador por 42%; José Serra
(PSDB), como equilibrado por
31%; e Anthony Garotinho (PSB),
como simpático por 23% (veja
quadro ao lado).
O rastreamento é uma modalidade nova de pesquisa que a Folha começou a divulgar anteontem (seu nome vem do inglês,
"tracking"). Será feito às quartas,
sextas e domingos -dias seguintes às exibições das propagandas
gratuitas dos candidatos à Presidência- e seus resultados serão
publicados diariamente.
Com a evolução dos resultados,
será possível antecipar possíveis
tendências causadas pela influência do horário eleitoral.
O Datafolha listou oito itens e
perguntou aos entrevistados se
eles viam essas qualidades em cada um dos presidenciáveis.
Depois, considerando o peso
que o eleitor dá a cada qualidade,
elaborou o Índice de Imagem Positiva (IIP) do candidato: Ciro obteve 34,4% de IIP, Lula, 31,1%,
Serra, 25,6%, e Garotinho, 13,7%.
Intenção de voto
No rastreamento feito na sexta-feira, Lula obteve 31% de intenções de voto, Ciro, 26%, Serra,
18%, e Garotinho, 10%. Como a
margem de erro máxima é de
quatro pontos percentuais, Lula e
Ciro estão em empate técnico.
No primeiro levantamento, feito na quarta, Lula obteve 27% das
intenções de voto, Ciro, 32%, Serra, 17%, e Garotinho, 11%.
Segundo o Datafolha, com apenas duas datas de pesquisa, ainda
não dá para traçar uma tendência.
Outra advertência feita pelo instituto é que essa pesquisa não é representativa do total de eleitores
do país e, portanto, não pode ser
comparada com pesquisas de intenção de voto que têm como universo o total do eleitorado.
Como é feita apenas entre os
eleitores que possuem telefone fixo em casa, reflete as opiniões de
um público de mais renda e escolaridade e mais concentrado no
Sudeste do que a média nacional.
O objetivo do Datafolha é tornar
público um instrumento, o "tracking", muito usado pelas equipes
de marketing dos candidatos.
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