São Paulo, quarta-feira, 26 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bispo diz que PL fará aliança com PSB no Rio

DA SUCURSAL DO RIO

O presidente do PL do Rio, deputado Bispo Rodrigues, disse ontem que o partido não vai se aliar com o PT fluminense. Os liberais farão uma aliança branca com a candidata do PSB ao governo estadual, Rosinha Matheus.
"Ela [Benedita] não precisa do nosso apoio, porque vai ganhar sozinha", afirmou ele, para quem o fato de os dois partidos não estarem juntos no Rio não impedirá o apoio dos liberais a Lula (PT). "Não vai atrapalhar, porque a direção nacional [do PL" já sabia que eu não iria apoiar a Benedita. Eu não posso trair o Garotinho, que foi leal e decente comigo."
Segundo o deputado, dois motivos levaram o PL a romper com os petistas. O primeiro foi a demissão de funcionários do partido que ocupavam cargos de segundo e terceiro escalões no Estado, logo que Benedita assumiu o governo, em abril. O segundo foi a resistência da esquerda do PT fluminense à indicação do bispo Marcelo Crivella (PL) para a segunda vaga ao Senado: "Eles [o PT" queriam sugerir que eu mudasse o meu senador. Achei isso um acinte, uma ofensa. Não vão mandar no nosso partido. Se aceitasse isso, estaria desmoralizado".
Ele disse estar irritado com a atitude da Articulação, a ala mais moderada do PT, que a princípio concordou em ceder a Crivella uma vaga ao Senado, mas que não mostrou empenho em concretizar a coligação. No domingo, os petistas aprovaram documento em que se comprometem a ceder uma das vagas de senador a um aliado, mas não indicaram qual.
O presidente regional do PT, Gilberto Palmares, afirmou que procurará Rodrigues para tentar demovê-lo do apoio a Rosinha.


Texto Anterior: Vice de Garotinho deve vir do PSB de Pernambuco
Próximo Texto: Malan defende Armínio no BC no pós-FHC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.