UOL


São Paulo, domingo, 29 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trabalho exige cuidado para evitar acidentes

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Alguns cuidados precisam ser tomados na hora de reformar o telhado. Fazer o serviço por conta própria é arriscado, mesmo se for só trocar uma ou outra telha quebrada. Além de sofrer acidente, há sempre a possibilidade de novas quebras.
"Mesmo quando só é preciso lavar para tirar galhos de árvore, fungos ou outros vestígios da poluição, o melhor é chamar uma empresa", diz o técnico Antônio Goulart. "Quem não é especialista não sabe, por exemplo, que só se deve andar por cima das ripas."
Se a idéia é trocar até o tipo de material, vale também considerar a adaptação da estrutura de madeira, para suportar o novo peso. É preciso verificar também se as paredes aguentam.

Amianto
Há dúvidas sobre o efeito da telha de amianto na saúde dos moradores. "Está comprovado que provoca câncer em quem trabalha com ela", diz o professor da Poli-USP, Vanderley John. "Mas é muito pouco provável que ela, inserida no cimento, como fica na maioria das casas, vá causar doenças."
Já existem no mercado modelos de fibrocimento sem amianto, mas são 30% mais caros.


Texto Anterior: A escolha do material: Opções incluem barro, concreto e vidro
Próximo Texto: Acabamento: Forro dá conforto visual por baixo e térmico por cima
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.